Grande Curitiba

Projeto da Educação Integral de Pinhais é tema de documentário desenvolvido por universidade

A experiência exitosa a ser retratada é o projeto Cozinha Experimental promovido em todas as Escolas Integrais em Tempo Ampliado da Rede Municipal de Ensino de Pinhais
17 de março de 2025 às 18:27
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A educação integral praticada em Pinhais ganhou destaque e fará parte de um documentário produzido pela Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS). A captação das imagens foi realizada na última semana na Escola Municipal Aroldo de Freitas, localizada no bairro Emiliano Perneta. A experiência exitosa a ser retratada é o projeto Cozinha Experimental, promovido em todas as Escolas Integrais em Tempo Ampliado da Rede Municipal de Ensino de Pinhais. O lançamento da produção está previsto para o mês de maio em cerimônia a ser realizada no município de Guarapuava.

O coordenador adjunto regional da educação integral no Paraná da UFFS, Cristiano Augusto Durat, acompanhou a captação de imagens no município realizada pela produtora contratada. “Dentro da nossa proposta, do nosso projeto, tínhamos como meta construir um minidocumentário a partir de experiências exitosas da educação integral desenvolvidas nos três estados da região sul do país. Então, em parceria com o Ministério da Educação, montamos um edital e tivemos 43 inscritos. Apenas duas experiências do Paraná foram selecionadas pela nossa comissão avaliadora e a de Pinhais é a única a nível municipal”, explica.

A idealizadora do projeto, Patrícia Stoski, participou das gravações e explicou como surgiu a iniciativa. “Pensamos em um projeto que abordasse diversas áreas do conhecimento, no qual a criança conseguisse relacionar componentes do currículo obrigatório com práticas pedagógicas pertinentes ao nosso currículo complementar. Além disso, também pensamos em algo que cooperasse para a formação integral, incentivando que a criança observasse o seu espaço, seu território e pensasse e agisse sobre ele”, explica.

“Por meio de parcerias com outras secretarias municipais e com o apoio das nutricionistas que atuam na Secretaria de Educação, chegamos no formato ideal para que conseguíssemos desenvolver as atividades. A participação das famílias também foi muito significativa. Durante o processo, abrangemos as etapas da Cozinha Experimental, Cozinha Itinerante, Horta Escolar e ações formativas”, comenta Patrícia.

“Temos em Pinhais um currículo enriquecedor que possibilita experiências diversificadas para as crianças aproveitando inclusive o tempo maior de permanência na escola. Portanto, um projeto que viabiliza o desenvolvimento dos estudantes, com certeza contribui muito para a política da educação integral do município uma vez que amplia o repertório da criança”, destaca Bárbara Olsson Cunha, da Seção de Apoio à Escola em Tempo Integral e Projetos Complementares.

“Agora estamos verificando a possibilidade de ampliar a promoção do projeto para as escolas em tempo regular também, tendo em vista o ganho pedagógico observado nas unidades que ofertam a iniciativa”, completa Bárbara.