III Encontro Municipal de Patrimônio Cultural, Histórico e Natural de Piraquara elege novos conselheiros

COM ASSESSORIAS – Na última sexta-feira, 4 de abril, a Prefeitura de Piraquara, por meio da Secretaria de Cultura e Igualdade Racial, em parceria com o Conselho do Patrimônio Cultural – COMPAC, realizou o III Encontro Municipal de Patrimônio Cultural, Histórico e Natural de Piraquara.
O evento teve como objetivo apresentar pesquisas realizadas ou em andamento no município, voltadas ao patrimônio cultural, histórico e natural de Piraquara, além de promover a eleição dos novos representantes da sociedade civil que integrarão o Conselho Municipal do Patrimônio Cultural.
Durante o encontro, foram compartilhadas informações relevantes sobre o patrimônio arquitetônico, paisagístico e arqueológico do Centro Histórico, com destaque para o casarão da família Souza Tesserolli e para a sociedade Souza Meirelles. Outro ponto de grande importância foi a valorização dos Mananciais da Serra, reconhecido como um dos principais patrimônios naturais e ambientais da cidade.
Com a presença de representantes dos municípios de Curitiba, Rio Branco do Sul, Pinhais e São José dos Pinhais, o evento foi encerrado com a exibição do documentário “Berço das Águas: um documentário sobre nascimento”, dirigido por Ana Gilda Vicenzi, que resgata a memória e o papel das parteiras na história de Piraquara.
Na ocasião, foram eleitos os novos representantes da sociedade civil para a próxima gestão do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural de Piraquara. São eles:
Titulares:
- Marcelo Rezende
- Márcio Tesserolli
- Ana Gilda Vicenzi
- Carola Tham
- José Portella
- José Luiz Carraro
Suplentes:
- Ângelo Máximo da Silva
- Elizeu Franco
- Rosane Velasques
- Silvio Riechi
- Luiz Carlos Gonçalves
- Rodrigo Araújo
O encontro contou ainda com a presença do Prefeito de Piraquara, Marcus Tesserolli (Marquinhos), da Primeira-dama e Secretária da Mulher, Ana Mazon de Souza Tesserolli, da Secretária de Cultura e Igualdade Racial, Patricia Viana Rocha, do Promotor de Justiça, Dr. Diogo Cesar Porto Silva, da Presidente do COMPAC, Regina Almeida, e do representante da Coordenadoria Estadual do Patrimônio Cultural/SEEC, Ricardo Letenski.