Grande Curitiba

Dia D de Vacinação Contra a Gripe será neste sábado (12)

10 de abril de 2025 às 10:28
(Foto: Divulgação/PMSJP)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Saúde de São José dos Pinhais (SEMS), promove neste sábado (12), o Dia D de vacinação contra a gripe. A campanha de imunização foi iniciada na última semana em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) do município. O objetivo do município é imunizar ao menos 90% das pessoas que fazem parte do público-alvo, que inclui idosos, gestantes e crianças.

A SEMS ressalta que a imunização é a principal forma de prevenir a infecção pelo vírus influenza e as possíveis complicações, reduzindo o risco de internações, agravamento de doenças preexistentes e de morte.

Em 2025 a vacina contra a gripe aplicada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, protegendo contra três (03) cepas diferentes do vírus, que são responsáveis pela maioria dos casos atualmente: a Influenza A (H1N1), Influenza A (H3N2) e Influenza B.

“Os efeitos pós-vacina são muito leves, geralmente uma dor no local da aplicação ou desconforto. Se o paciente tiver algum histórico de alergia mais grave à vacina, o que é muito raro, a aplicação poderá ser feita no hospital, com um controle maior. Esses grupos que devem se vacinar agora são prioritários por sabermos que eles têm maior risco de complicações” explicou o médico do setor de Atenção Básica do Município, Vinicius Lima Campestrini.

Dia D

O Dia D mobilizará todas as equipes de saúde com o intuito de imunizar o maior número de pessoas possível em um único dia. Será neste sábado, 12 de abril, das 9h às 16 horas, em todas as UBS’s do município. A Secretaria de Saúde informa ainda que, nesta data, os menores de 06 anos poderão fazer a atualização das demais vacinas do Calendário Nacional de Vacinação.

Fazem parte dos grupos prioritários para receberem a vacina:

– Crianças de 06 meses a menores de 06 anos;

– Gestantes;

– Idosos (a partir de 60 anos);

– Puérperas (até 45 dias após o parto);

– Indígenas;

– Quilombolas;

– Pessoas em situação de rua;

– Trabalhadores da saúde;

– Professores do Ensino Básico ao superior;

– Profissionais das forças de segurança e salvamento;

– Profissionais das forças armadas;

– Pessoal com deficiência permanente;

– Caminhoneiros;

– Trabalhadores do transporte coletivo;

– Trabalhadores portuários;

– Trabalhadores dos Correios;

– População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade;

– Pessoas com doenças crônicas;

– Outras condições clínicas especiais.

Os pacientes que irão se vacinar e os responsáveis pelos menores de idade devem levar documento com foto e Carteirinha de Vacinação. Pessoas com doenças preexistentes precisam apresentar um comprovante da condição de saúde. É necessário que os grupos de trabalhadores específicos apresentem um documento que comprove o exercício efetivo da função.

Crianças que vão receber a vacina pela primeira vez deverão tomar duas doses, com um intervalo de 30 dias. As vacinas contra a gripe passam por atualizações anuais, portanto, mesmo quem já se vacinou em 2024 ou nos anos anteriores precisa tomar o imunizante novamente neste ano, conforme orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde).