Grande Curitiba

Praça do Lazer e da Cultura reúne cerca de 800 pessoas no primeiro encontro do ano

Evento será realizado mensalmente em diferentes bairros de Pinhais, com opções recreativas e culturais para crianças e adultos
14 de abril de 2025 às 18:05
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – Cerca de 800 pessoas passaram pela Praça do Pineville no sábado (12), no primeiro encontro da Praça do Lazer e da Cultura em 2025. A iniciativa da Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria da Cultura, Esporte e Lazer (Semel), proporcionou um dia inteiro de entretenimento para pessoas de todas as idades. O evento será realizado mensalmente e vai percorrer vários bairros do município, como forma de levar atividades recreativas para perto da comunidade.

As equipes da Semel reuniram esforços para unificar dois antigos projetos da pasta na Praça do Lazer e da Cultura. A programação contou com aulões de dança e ginástica, camarim de pintura, brinquedos infláveis, jogos, tenda de pintura, tenda de leitura, Banda Municipal de Pinhais e uma oficina temática de Páscoa, entre outras opções. Por meio de um chamamento público, participaram a Academia Vip Force, Studio Dance, professor Leonardo Estevão, 041 Company e Capoeira CN10. Também estiveram presentes a Guarda Municipal e o serviço da Família Acolhedora, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas).

A organização do evento impressionou o público. “Eu estava sabendo do evento, pois sigo as redes da prefeitura. Mas não imaginava que ia ter uma estrutura tão bacana”, disse Fernanda Alves, que levou a filha Maya, 6 anos. Marianna Karman foi com o filho Otto, 5 anos, e a mãe. “Ele está no paraíso das crianças. Tem muitas atividades aqui acolhedoras. E minha mãe dançou com as apresentações no palco. Fiquei muito feliz”, compartilhou.

O horário ampliado do evento, das 10h às 17h, permitiu que três gerações da família Ferreira aproveitassem as atividades. Laura, 5 anos, foi levada pela mãe Juliana e a avó Cleonice, boleiras do Sabor de Mãe. “Fizemos o recheio de bolos, viemos aqui para dançar, e agora vamos voltar para casa terminar de preparar as entregas”, disse Cleonice. O professor Wil Bonito, da Vip Force, ficou emocionado ao encontrar as três, que são suas alunas: as mais velhas na academia e a criança, na Escola Municipal Aroldo de Freitas. “Muito bom ter este momento no fim de semana, uma união de professores. Esse é um projeto que dá gosto participar”, afirmou.

Projetos de governo

A prefeita Rosa Maria compareceu ao evento e comemorou a nova opção de lazer. “Observamos as famílias tomando conta de cada cantinho. As praças devem ser assim, local de convivência. Estamos aplicando recursos que levam o bem-estar, cultura e lazer para juntar as famílias. Completamos os 100 dias de governo trabalhando bastante com os vereadores, a equipe de servidores para fazer o melhor e continuar entregando obras de infraestrutura, ações nas áreas de saúde, educação, esporte, cultura, lazer, dentre tantas”, declarou.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Ricardo Pinheiro, disse que a busca pela inovação motivou a realização da Praça do Lazer e da Cultura. “A população fica com todas essas atividades reunidas em um evento, e ainda teremos sempre as parcerias com academias, escolas, estúdios, grupos culturais e musicais e quem estiver disposto”, relatou. Outra intenção da Semel é abrir espaço para Secretarias Municipais, para favorecer a descentralização dos serviços da prefeitura.

Ao longo do dia, várias autoridades participaram da Praça do Lazer e da Cultura. Estiveram no local o vice-prefeito Marcinho, as vereadoras Jane Carteira, Professora Haline Siroti; e os vereadores Arnaldo do Vizinho Solidário, Amarildo Amaral, Sargento Almeida, Fabricio Sousa e Leandro do Zezinho.