Dia do Orgulho Nerd democratiza acesso à cultura geek em Pinhais

COM ASSESSORIAS – No sábado, 10 de maio, a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Semel) promoveu mais uma edição do Dia do Orgulho Nerd. O Centro Cultural Wanda dos Santos Mallmann foi palco de diversas atrações para crianças e adultos, com destaque para o Concurso de Cosplay, onde os fãs, vestidos como seus personagens favoritos de filmes, jogos ou séries e animes, foram os grandes protagonistas. Além disso, quem passou pelo evento ainda pôde participar de oficinas, quizzes, jogos de tabuleiro, vídeos em realidade virtual e “guerra de espadas”.
O Dia do Orgulho Nerd celebra a cultura geek, que abrange interesses diversos nos campos do cinema, séries, quadrinhos, games, ficção científica e séries. A data é celebrada em todo o mundo e tem como referência o Dia da Toalha, 25 de maio, baseado na série literária “O Guia do Mochileiro das Galáxias”. A data também coincide com a estreia do filme Star Wars, no ano de 1977.
Ao longo do evento, os instrutores do Departamento de Cultura da Semel conduziram oficinas culturais na temática nerd. Além disso, a equipe da Semel também preparou sessões do jogo de RPG Pinhas & Dragões, desenvolvido por servidores, com imagens e personagens locais. A edição deste ano também recebeu apresentação da Banda Municipal de Pinhais e do DJ O Prado, que tocaram repertório nerd. Ainda houve participação especial de grupos de RPG, sword play (guerra de espadas) e o júri técnico que avaliou o Concurso de Cosplay.
A competição entre os cosplayers foi em alto nível, trazendo a participação plural da comunidade. “Geralmente a complexidade é o critério de desempate. Tem que ser bem criterioso porque existem pessoas que vivem dessa competição. Então, a gente sempre deixa claro: ‘vai participar de um concurso, leia as regras, veja o que está sendo pedido e adapte a sua roupa para o que está sendo pedido”, explica Tanuki, membro do júri do concurso.
“Eu acho essa iniciativa extremamente importante porque é a democratização dessa cultura para todos os públicos. É uma cultura que durante muito tempo foi deixada para pessoas com maior poder aquisitivo ou pessoas com acessos diferentes, porque o ‘Naruto’ começou na TV fechada, anos depois que chegou na TV aberta”, comenta Tanuki. “Então, tendo o apoio da prefeitura, a gente sabe que esse evento vai chegar em quem realmente precisa dele. Às vezes a criança lá no quarto dela que gosta disso e não sabe que tem um mundo inteiro em volta disso pro gosto dela, pra cultura dela. E também é um meio que abraça todos os públicos. A gente vai ter pessoas altas, baixas, de todas as etnias. A prefeitura abraçar essa cultura é permitir que ela chegue a diversos públicos”, completa.
Yasmin Renisz é monitora do curso de literatura da Semel, mestre em RPG e uma das idealizadoras do evento. “A nossa ideia é justamente valorizar isso, porque muita gente não sabe, mas o universo geek está muito perto da literatura. E às vezes com referências que as pessoas não têm, elas vêem filmes, vêem séries, mas esquecem um pouco dos livros. Então foi com essa mentalidade que a Biblioteca de Pinhais começou a fomentar esse público”, aponta.
O primeiro Dia do Orgulho Nerd promovido pela Prefeitura de Pinhais foi em 2023. Ainda dentro do espaço da Biblioteca Municipal. Então as equipes da Semel decidiram ampliar o cenário para todo o Centro Cultural. Deu certo. Já no ano passado, o público aumentou, e, neste ano, teve ainda dois atrativos de peso. “O Concurso de Cosplay e o RPG, que é um dos nossos carros-chefes por causa da Sala Precisa – espaço temático da biblioteca baseado na cultura Harry Potter. Então a nossa ideia é que ele cresça cada vez mais. A gente tem recebido o público de outras cidades, inclusive”, destaca Yasmin.
A diretora do Departamento de Cultura da Semel, Damiane Mançasz, defende que eventos como esse promovem a integração entre os munícipes de Pinhais, atraindo público para as diferentes ações culturais que a cidade oferece. “Estamos aqui com essa missão, dessa diversidade cultural e preparar eventos, ampliar as nossas ações para que mais pessoas, mais munícipes possam acessar a cultura, possam consumir cultura aqui no município. Temos diversas oficinas culturais, temos a biblioteca à disposição, os nossos eventos programados durante todo o ano e é isso que queremos, que as pessoas participem e consumam a cultura do próprio município”, afirma.
Presente no evento, a prefeita Rosa Maria ressaltou a importância da valorização da cultura para o respeito às diversidades. “Eu acredito que toda e qualquer manifestação cultural precisa ser valorizada e oportunizada. E a cultura nerd, acredito que está passando por um momento bem importante, de desmistificar, de dizer que existe como pensamento, como conceito, com pessoas que têm um estilo e um olhar sobre a vida e que é importante para a construção de um mundo de paz, de um mundo contra preconceito, contra a discriminação, de mais igualdade. Então, viva essa cultura que pensa no ser humano como ele é, na sua diversidade, respeitando cada um do seu jeitinho de ser”, finalizou.