Eventos culturais arrecadam 1,7 tonelada de doações para o Banco de Alimentos de Curitiba

COM ASSESSORIAS – Os eventos realizados neste fim de semana em Curitiba uniram cultura e música em prol da solidariedade. A 8ª Semana Cultural de Curitiba e o Festival Coolritiba 2025 arrecadaram juntos mais de 1,7 tonelada de alimentos para o Banco de Alimentos de Curitiba, iniciativa da Prefeitura que combate a insegurança alimentar na cidade.
Durante a Semana Cultural, foram arrecadados 468 litros de leite e 500 quilos de alimentos não perecíveis. Já no Festival Coolritiba, o público contribuiu com 754 quilos de alimentos. Toda a arrecadação será destinada ao Banco de Alimentos, que abastece programas como o Mesa Solidária, responsável por oferecer refeições gratuitas a pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional de Curitiba, Leverci Silveira Filho, destaca que o envolvimento da sociedade é fundamental para manter viva a rede de solidariedade.
“Cada quilo doado representa uma chance de levar dignidade à mesa de quem mais precisa. A mobilização em eventos como esses mostra o quanto nossa cidade é solidária. Mas é importante lembrar que essa corrente do bem pode, e deve, continuar todos os dias, com o apoio contínuo da população”, disse o secretário.
5 milhões de refeições
Criado em maio de 2020, o Banco de Alimentos de Curitiba já arrecadou mais de 1.636 toneladas de alimentos, o equivalente a cerca de 5 milhões de refeições distribuídas. Somente em 2024, foram 595,6 toneladas recebidas por meio de doações da comunidade, empresas e parceiros.
Além das ações pontuais, o Banco de Alimentos mantém pontos de coleta fixos em locais estratégicos da cidade, como o Mercado Municipal, os Armazéns da Família, o Mercado Regional Cajuru, a Fazenda Urbana, a Casa Culpi, a Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo e o Mesa Solidária Luz dos Pinhais.
Produtos doados por sacolões e mercados municipais que perderam valor comercial, mas ainda estão próprios para consumo, também integram essa rede de apoio, assim como hortaliças colhidas na Fazenda Urbana e itens próximos do vencimento nos Armazéns da Família.
Para quem deseja contribuir, o contato com o Banco de Alimentos pode ser feito pelo telefone (41) 99207-9077 ou pelo e-mail [email protected].