Grande Curitiba

Colombo amplia proteção contra meningite e passa a oferecer nova vacina para crianças

Caso a criança não tenha recebido o reforço aos 12 meses, poderá tomar a vacina até completar 4 anos, 11 meses e 29 dias
2 de julho de 2025 às 19:04
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Colombo, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, informa à população que a vacina de reforço contra a meningite para crianças de 12 meses passou por uma importante atualização no calendário de vacinação.

A partir de 1º de julho, a dose de reforço que antes era feita com a vacina Meningocócica C será substituída pela vacina Meningocócica ACWY, que oferece proteção ampliada contra quatro tipos da bactéria meningococo (A, C, W e Y), responsáveis pelas formas mais graves da doença.

Por que essa mudança?

A decisão segue orientações do Ministério da Saúde e também considera dados recentes que apontam o aumento dos casos de doença meningocócica no Paraná. Em 2025, o estado já registrou o dobro de casos e óbitos em relação ao mesmo período do ano passado. Por isso, ampliar a proteção das nossas crianças é fundamental.

Além disso, a mudança faz parte do compromisso do Brasil no enfrentamento das meningites até 2030, em parceria com a Organização Mundial da Saúde (OMS), buscando reduzir os casos graves e as mortes pela doença.

Como fica o calendário de vacinação?

O esquema vacinal contra a meningite para as crianças passa a ser assim:

3 meses: 1ª dose da vacina Meningocócica C
5 meses: 2ª dose da vacina Meningocócica C
12 meses: dose de reforço agora com a vacina Meningocócica ACWY

Caso a criança não tenha recebido o reforço aos 12 meses, poderá tomar a vacina até completar 4 anos, 11 meses e 29 dias.

Também segue disponível a vacinação para adolescentes de 11 a 14 anos, com a vacina Meningocócica ACWY, garantindo a proteção nesta fase da vida.

Fique atento aos sintomas

A meningite é uma doença grave que pode evoluir rapidamente. Fique atento aos principais sinais: febre alta, dor de cabeça forte, vômitos, rigidez no pescoço, sonolência ou manchas vermelhas na pele. Na dúvida, procure imediatamente a Unidade de Saúde mais próxima.

Vacinas salvam vidas

A Prefeitura reforça a importância de manter a caderneta de vacinação atualizada. Compareça à sua Unidade de Saúde com o cartão de vacinas e garanta a imunização completa dos seus filhos.