CAPS AD de São José dos Pinhais oferece atendimento gratuito para pessoas dependentes de álcool

COM ASSESSORIAS – Apesar de ser uma substância lícita, o álcool é classificado como uma droga por atuar em diversos sistemas do corpo humano, especialmente no sistema nervoso central, podendo causar danos irreversíveis à saúde. Segundo o Centro de Informações sobre Saúde e Álcool (CISA), cerca de 17% da população brasileira faz uso abusivo da substância.
Em São José dos Pinhais, pessoas que apresentam sinais de dependência alcoólica podem buscar atendimento gratuito no Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD), localizado na Rua General Catão Mena Barreto Monclaro, nº 926, no Centro do município.
De acordo com o coordenador da unidade, André Luiz da Rosa, o primeiro atendimento ocorre na recepção, onde são avaliadas as possibilidades iniciais de encaminhamento. Em seguida, o paciente passa por um acolhimento e uma triagem mais detalhada. Para ingressar no tratamento, é necessário que o caso seja classificado como de uso crônico e grave, além de o paciente ter disponibilidade para participar das atividades entre 8h e 17h, pelo menos uma vez por semana.
“Nossa abordagem prioriza o tratamento em liberdade. Evitamos ao máximo a internação, que só é indicada quando não há outra forma de conduzir o tratamento de maneira livre”, destaca o coordenador.
Após a admissão no serviço, é designado um Técnico de Referência (TR) para cada paciente, responsável por elaborar um plano terapêutico individualizado. O plano pode incluir atendimentos psicológicos e a participação em grupos terapêuticos.
Caso o paciente não atenda aos critérios para atendimento no CAPS AD, a própria unidade realiza o encaminhamento para outro serviço da rede municipal de saúde, como as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), disponíveis em diversos bairros da cidade.
Grupos terapêuticos
Os grupos terapêuticos do CAPS AD têm como objetivo proporcionar um ambiente acolhedor, lúdico e integrativo, que favoreça a adesão ao tratamento. Todas as atividades são acompanhadas por profissionais capacitados. Confira alguns dos grupos oferecidos:
Oficina de Horta
Os pacientes cuidam da horta do CAPS AD, aprendendo desde o preparo da terra até o cultivo das plantas. A oficina promove o desenvolvimento de habilidades como autocontrole, organização e paciência, competências essenciais no enfrentamento da dependência química.
Grupo de Musicoterapia
Auxilia os pacientes na expressão de emoções frequentemente reprimidas ao longo da vida. A música atua como instrumento terapêutico, contribuindo para o fortalecimento emocional durante o processo de recuperação.
Grupo de Prevenção à Recaída
Voltado para a manutenção da sobriedade, este grupo oferece orientações sobre os sinais de recaída e da síndrome de abstinência, além de técnicas e estratégias para lidar com essas situações de forma segura e consciente.
Para mais informações sobre os atendimentos do CAPS AD, o contato pode ser feito pelo telefone (41) 99234-6471.