Paranaenses podem recorrer ao consórcio para realizar viagens

COM ASSESSORIAS – O Paraná tem se destacado no setor turístico por apresentar diversas atrações aos visitantes. De acordo com dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de janeiro a abril deste ano, este segmento registrou um crescimento de 4,4% no estado, em relação ao mesmo período de 2024. Tal avanço fez com que a receita das empresas que oferecem serviços turísticos – como hospedagens, gastronomia, transportes, agências de viagens e operadores – também tivesse crescimento: 9,8% no comparativo ao ano anterior.
Um recente relatório da Criteo, “The Spring 2025 Travel Pulse”, ouviu mais de 14 mil viajantes e profissionais do setor ao redor do mundo e apontou que as viagens ocupam um lugar de destaque na vida dos consumidores globais. Apesar de o aumento dos custos impactar nas decisões, 45% dos entrevistados disseram que estão ajustando seus planos para que consigam viajar.
Este cenário tem influenciado o segmento de consórcios. De acordo com números da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (ABAC), de janeiro a maio de 2025, a categoria de serviços registrou crescimento de 30% no volume de créditos vendidos, o equivalente a mais de R$ 441 milhões.
Por meio do consórcio de serviços é possível planejar, sem pagar juros, diferentes tipos de viagens a médio e longo prazo, considerando hospedagem, passagens aéreas, passeios e até mesmo experiências personalizadas.
A Ademicon, maior administradora independente de consórcio do Brasil em créditos ativos, atua fortemente neste segmento. Com um avanço de 38% em créditos comercializados na categoria de serviços entre janeiro e junho de 2025, em comparação ao mesmo período de 2024, a companhia tem contribuído para a realização das viagens dos sonhos de diversos clientes.
“As férias são um momento estratégico, e muitos paranaenses têm buscado essa modalidade para realizar viagens, sem comprometer o orçamento com juros. É uma solução para quem deseja aproveitar destinos nacionais ou internacionais com mais planejamento”, comenta Claudir Santos, diretor master licenciado da Ademicon.