3º Encontro Intermunicipal de Vigilância Sanitária conta com participação de 155 municípios em Pinhais

COM ASSESSORIAS – Nos dias 4, 5 e 6 de agosto a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) promoveu o Inova Visa englobando o 3º Encontro Intermunicipal de Vigilância Sanitária (InterVisa) e Oficina Regional de Vigilância Sanitária. Na oportunidade, houve a participação de representantes de 155 municípios e 11 estados. Com palestrantes de renome nacional e temas atuais, a iniciativa foi realizada no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe) e contou com transmissão on-line por meio do canal oficial da prefeitura no Youtube.
Para a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, é uma satisfação para o município sediar a ação. “A vigilância sanitária tem um papel fundamental de levar qualidade de vida para as pessoas, promover segurança alimentar, promover o desenvolvimento econômico de uma cidade. E momentos como estes, encontros de troca, integração e discussões intersetoriais, desmistificam a ideia de que a vigilância sanitária é o ‘bicho papão’, aquele setor que não quer que o restaurante pequenininho se abra, se formalize. Na verdade, não é assim.
Aqui em nossa cidade, temos trabalhado fortemente para que a vigilância sanitária seja um suporte que atue sim na fiscalização, que é a sua função primeira, mas acima de tudo, que trabalhe também na prevenção, na construção de relações saudáveis que promovam realmente qualidade de vida para as pessoas”, ressaltou.
A secretária de Saúde, Adriane da Silva Jorge Carvalho, destacou a importância da troca de experiências entre os envolvidos. “Que possamos sempre ter mais momentos como este de integração, aprimoramento, isso é muito importante para que consigamos pensar em alternativas para o nosso dia a dia; é assim que vamos construindo um trabalho cada vez melhor. Aproveito a oportunidade para agradecer a cada profissional aqui presente e salientamos a relevância de pensar nesse processo de integração também com as outras áreas”, enalteceu.
Com o tema “Inovação, Regulação e Futuro da Vigilância Sanitária”, o evento promoveu reflexões e diálogos sobre os avanços tecnológicos, os desafios regulatórios e as perspectivas para um sistema de vigilância sanitária mais ágil, eficiente e alinhado às necessidades da saúde pública. “Idealizado e organizado pela equipe da Visa de Pinhais, o InterVisa teve como propósito fomentar discussões técnicas e atuais sobre temas estratégicos da Vigilância Sanitária, contribuindo para a capacitação das equipes locais e regionais e para o fortalecimento do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária”, explica a diretora do Departamento de Vigilância em Saúde, Maria Thereza Johnsson Campos Vicentine.
Em 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Vigilância Sanitária. A data foi definida em memória ao dia de nascimento de Oswaldo Cruz, considerado o maior nome da história da vigilância sanitária no Brasil. Em menção à data, durante a programação do evento, os profissionais que atuam na Vigilância Sanitária em Pinhais foram homenageados pelo diferenciado trabalho que executam no município. “Essa equipe executa o trabalho em alto nível, com muito amor e dedicação. Quem conhece o trabalho deles sabe o quanto são dedicados e fazem realmente tudo com excelência e são reconhecidos por isso aqui no estado do Paraná”, disse Maria Thereza se dirigindo aos profissionais.
Também prestigiaram a abertura do evento, o vice-prefeito, Marcinho; as secretárias municipais de Governo e interina de Administração, Ana Paula Cordeiro Mendes; de Educação, Rosangela Batista; a coordenadora da Vigilância Sanitária do Paraná, Luciane Otaviano de Lima; o coordenador de articulação Interfederativa do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Alex Sander Duarte da Matta; a presidente do Conselho Regional de Nutrição da 8ª Região, Deise Regina Baptista; o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Alci Antunes. Representando o legislativo municipal, a vereadora Professora Haline Siroti e o vereador Sargento Almeida.
Palestrantes
A terceira edição do InterVisa – Encontro Intermunicipal de Profissionais de Vigilância Sanitária – contou com a presença de palestrantes de destaque nacional, incluindo representantes da ANVISA e especialistas com ampla atuação na área da saúde e regulação sanitária.
Entre os convidados, estiveram:
Alex Sander Duarte da Matta – Coordenador de Articulação Interfederativa do Sistema Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).
Marcia Gonçalves de Oliveira – Gerente-Geral de Serviços de Saúde e de Interesse para a Saúde (GGTES/ANVISA).
Patrícia Andreotti – Gerente de Regularização de Alimentos (ANVISA).
Stela Candioto Melchior – Representante da área de Tecnovigilância (ANVISA).
Daniel Marcos Pereira Dourado – Coordenador da COAFE – Coordenação de Autorização e Funcionamento (ANVISA).
Lindinalva Helena Barbosa Teixeira – Advogada, especialista em Direito Sanitário e consultora da ANVISA.
José Marçal Jackson Filho – Pesquisador titular da Fundacentro, coordenador do Laboratório de Produtos para Saúde e do Grupo de Pesquisa em Avaliação e Gerenciamento de Benefícios e Riscos à Saúde.
Juliana Cardoso – Sócia-proprietária da assessoria sanitária Defina Estética, responsável por treinar mais de 300 mil profissionais da área da saúde em todo o país.
“A presença desses profissionais reforçou o compromisso do InterVisa em promover debates técnicos qualificados e atualizados, contribuindo para o fortalecimento das práticas de Vigilância Sanitária em âmbito local, regional e nacional”, destacou Maria Thereza.
Serviço
Para conferir como foi o evento, clique aqui.