Em 2026, Curitiba vai celebrar o Dia das Cidades Inteligentes

O Dia das Cidades Inteligentes já é oficial no calendário de Curitiba. A lei que instituiu a data foi aprovada pela Câmara de Vereadores em junho e sancionada pelo prefeito Eduardo Pimentel. Mas a data, no entanto, só será celebrada em 2026, pois foi fixada em março. O intuito da norma é promover ações para destacar o município como referência global de inteligência urbana.
A lei municipal 16.534/2025 é de autoria de Nori Seto (PP) e tramitou na Câmara Municipal entre 2023 e 2025. Naquele ano, a capital paranaense foi reconhecida como a “Cidade Mais Inteligente do Mundo” pela World Smart City Awards, em Barcelona, na Espanha. A ideia é que no Dia das Cidades Inteligentes sejam realizados congressos, seminários, exposições, cursos e palestras focados em tecnologia, inovação e sustentabilidade.
No semestre passado, ao defender a aprovação do projeto de lei (005.00224.2023) que deu origem à norma, o vereador destacou que Curitiba não “perde em nada para grandes centros”, pois criou “soluções ágeis e inteligentes em diversos setores”, como a Muralha Digital, a Zeladoria Digital e o uso de IA (inteligência artificial) para dar celeridade a processos internos da administração pública, além do Hipervisor Urbano.
As atividades serão realizadas no dia 12 de março, sempre que possível, com a colaboração de instituições de ensino superior públicas ou privadas ou com Organizações da Sociedade Civil (OSCs), sem prejuízo da participação de outros segmentos da iniciativa privada e do setor público. A data foi sugerida pelo vereador em alusão ao dia em que Curitiba recebeu o título, em 2023; também coincide com a data de inauguração do Pinhão Hub de Curitiba, espaço de inovação do Vale do Pinhão, em 2024.
Fonte: Câmara Municipal de Curitiba