Araucária recebe curso de Formação de Multiplicadores em Tecnologias Não Letais

COM ASSESSORIAS – Araucária recebe nesta semana, pela primeira vez no Paraná, o Curso de Formação de Multiplicadores em Tecnologias Não Letais, promovido pela empresa Condor Tecnologias Não Letais, referência mundial na área e reconhecida pelo Governo Brasileiro como Empresa Estratégica de Defesa. O uso de tecnologias de menor potencial ofensivo reduz os riscos de lesões graves ou fatais, contribuindo para a preservação da vida e para uma atuação mais segura e proporcional das forças de segurança.
Por meio do Consórcio Intermunicipal das Guardas Municipais da Região Metropolitana de Curitiba (COIN – GM), Araucária é a anfitriã da capacitação para si e outros 11 municípios: Campina Grande do Sul, Campo Largo, Colombo, Curitiba, Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Pinhais, Quatro Barras, São José dos Pinhais, Almirante Tamandaré e Ponta Grossa.
O curso aborda o uso de tecnologias de menor potencial ofensivo, aliando teoria e prática. Entre os temas, foram destacados os princípios de uso progressivo e proporcional da força, com instruções sobre granadas não letais, lançadores, armas de incapacitação temporária neuromuscular, munições de borracha, pirotécnicos, sprays e outros equipamentos aplicados à segurança pública.
A formação foi conduzida pelo coronel da reserva da Polícia Militar do Rio de Janeiro e ex-comandante do BOPE, Ricardo de Souza Soares, em conjunto com os instrutores Márcio Williams e Alexsandro Morais, também representantes da empresa.
De acordo com o coronel Soares, a capacitação reflete padrões internacionais de qualidade. “Esse curso está no mesmo nível do que oferecemos às equipes de segurança da Copa do Mundo do Catar. Trata-se de uma formação de alto nível, que posiciona Araucária em um novo patamar na disseminação de boas práticas em defesa e segurança”, destacou.
Para o secretário municipal de Segurança Pública de Araucária, Laércio de Aguiar, a realização do curso reforça o compromisso com a inovação e a ética na atividade policial. “Este curso reafirma a importância da responsabilidade no exercício da segurança pública e valoriza a integração entre os municípios participantes do COIN”, resumiu.