Departamento de Trânsito receberá reforço na equipe com novos agentes aprovados em concurso

COM ASSESSORIAS – O Departamento de Trânsito receberá reforço nos próximos dias com novos agentes de trânsito. Até agora, o município contava com 13 agentes, mas, com os recém-chegados, a equipe será de 21 profissionais. Os novos agentes foram aprovados no concurso público realizado pela Prefeitura em 2019, contudo somente agora foram chamados devido à disponibilidade financeira e também para reposição na categoria.
Nesta quarta-feira, 07 de abril, os novos agentes se apresentaram na Secretaria Municipal de Urbanismo (SMUR) para conhecer os colegas de trabalho e receber as primeiras orientações. De acordo com Luiz Gouvea, autoridade de trânsito do Município, o grupo trabalhará por 30 dias diretamente com as equipes atuantes, nas escalas 12h por 36h. Na sequência, participarão do Curso de Formação de Agentes de Trânsito, de 200h, exigido pelo Denatran. Durante o curso, são ministrados conteúdos referentes a legislação de trânsito, noções de engenharia de tráfego e sinalização, fiscalização, prática operacional, entre outros módulos.
“Os novos agentes vão primeiramente para as ruas porque a intenção é entender como funciona o trabalho de campo e conhecer, na prática, a atuação do Departamento. Certamente surgirão algumas dúvidas, as quais eles poderão sanar, com embasamento legal, no treinamento que receberão em seguida”, explicou o coordenador de fiscalização de trânsito, Marcos Souza. Ainda, conforme ele mencionou, com o incremento de agentes três equipes atuarão consecutivamente, todos os dias da semana, de domingo a domingo. “Devido às escalas, hoje contamos somente com uma equipe ativa nas ruas. Desta forma, quando duas ou mais situações de trânsito acontecem no mesmo momento, pode haver morosidade no atendimento, fato que não acontecerá mais com os novos agentes”, comentou o coordenador.
Jeferson Padilha, o mais novo agente de trânsito de Araucária, participou da apresentação na SMUR nesta quarta e disse estar bastante entusiasmado com o chamamento. “Eu trabalhava como operador em uma empresa, até que resolvi fazer o concurso. Depois que passei no teste físico, pedi a demissão e até ser chamado pela Prefeitura trabalhei durante um ano e meio como motorista de aplicativo. A partir de agora, meu trabalho será na parte da fiscalização”, concluiu.