Grande Curitiba

Prefeitura de Pinhais propõe checklist semanal para facilitar cuidados com a Dengue

Um método simples e eficaz para que a população consiga manter residências livres do mosquito
14 de abril de 2021 às 16:25
(Foto: AEN-PR)

COM ASSESSORIAS – Manter uma rotina de limpeza semanal nos possíveis locais de reprodução do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya é importante no processo de eliminação do vetor. Para auxiliar esse procedimento, a Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, propõe uma lista para facilitar os cuidados dentro de casa. Um método simples e eficaz para que a população consiga manter suas residências livres do mosquito.

Michele Garcia Medeiros, da Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental, explica que para usar a lista é simples. “Basta a pessoa imprimir o checklist disponibilizado em nosso site e fixar em um local visível em casa como na geladeira ou atrás da porta.  Marque a data em que realizar as tarefas como limpeza da calha, vasos de plantas, caixas d’água, entre outras. Quinze minutos por semana são suficientes para realizar os cuidados”, ressalta.

Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) realizam ações de rotina de combate ao vetor da dengue, que consistem em visitas diárias a imóveis (residências, terrenos baldios, órgãos públicos) e pontos estratégicos (comércio de sucatas; borracharias; comércio de veículos sinistrados; entre outros), com o objetivo de eliminar os possíveis criadouros do mosquito. “Além do trabalho realizado por esses profissionais, o apoio da população é fundamental, principalmente durante a pandemia. Por isso a realização do checklist torna-se muito importante para que as famílias estejam protegidas do mosquito”, afirma.

“Vale destacar que o Aedes aegypti é um mosquito doméstico, que vive perto do ser humano. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece na água, a partir da postura de ovos pelas fêmeas”, salienta Michele.

Serviço

Para baixar o checklist acesse: https://bit.ly/3dcicDm

A Gerência de Vigilância em Saúde Ambiental atende reclamações sobre a existência de locais que favorecem o desenvolvimento de mosquito da dengue. O serviço funciona das 8h às 17h por meio do telefone 3912-5396 que também funciona como Whatsapp.