Cohab promove obras de infraestrutura no Moradias Itaqui

COM ASSESSORIAS – A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) está executando obras de infraestrutura complementar na região do conjunto Moradias Itaqui, no Tatuquara, onde vivem 314 famílias beneficiadas pelo programa habitacional do município. As intervenções em andamento, que incluem drenagem, pavimentação e sinalização viária, são fundamentais para a posterior titulação dos moradores com os documentos de propriedade.
“Essas obras são valorosas para a nossa querida população do Itaqui e seus arredores. As melhorias proporcionadas vão ampliar a qualidade de vida de todos que moram na região. Nosso objetivo é manter bem cuidados todos os bairros de nossa Curitiba”, destaca o prefeito Rafael Greca.
Construído com recursos do PAC/Pró-Moradia, do governo federal, o Moradias Itaqui foi entregue em 2010 para famílias inscritas na Cohab. No entanto, a população beneficiada reivindicava diversos aperfeiçoamentos necessários para o bem-estar da comunidade.
“Aplicamos recursos municipais de R$ 619 mil para atender a demanda dos moradores. As obras de urbanização estão entre os requisitos para futuramente escriturarmos todos os terrenos, um antigo desejo da população local”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.
A comerciante Ilma da Silva Matos, 42 anos, tem filhos gêmeos de 5 anos que frequentam o CMEI próximo ao conjunto e comenta sobre a dificuldade em levá-los até o local. “Não tem sinalização ali, então fica difícil andar com as crianças e levar eles até lá. Ficamos preocupados porque é um perigo”, relata Ilma.
Além da satisfação com a infraestrutura, ela ficou feliz em saber sobre a futura aprovação do loteamento “É algo que esperamos há tantos anos, vai ser como tirar um peso das nossas costas”, completa a comerciante.
Impacto no cotidiano
A obra teve início em março deste ano e no momento está em fase de implantação do sistema de drenagem a partir da Rua Thirso Del Corso. Posteriormente, será realizada a pavimentação da pista de rolamento compreendida em aproximadamente 650 metros de extensão da Thirso Del Corso e ruas ao redor. Ao final das demais intervenções, também está prevista a implantação de sinalização horizontal e vertical nas vias da região.
As ruas atendidas com as obras dão acesso ao CMEI Juril Carnasciali e ao Barracão Itaqui do Projeto Ecocidadão, que atende os moradores que trabalham com reciclagem.
A auxiliar de nutrição Marta Moroz, 39 anos, considera que as intervenções podem ter mais potencial do que parece. “Essa obra pode nos ajudar a crescer dentro do bairro e tornar nosso ambiente mais organizado, mais atrativo até comercialmente. Com as ruas bem sinalizadas, até passear com os cachorrinhos vai ser mais fácil. Sem contar a questão da titulação, que é um alívio e um sonho”, diz Marta.