Grande Curitiba

Guardas municipais passam por treinamento para uso de carabinas

As ações da Guarda Municipal contam com um protocolo operacional e há indicação para uso gradual da força dependendo da situação
1 de julho de 2021 às 16:50
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – Dentro do processo de melhor estruturação da Guarda Municipal de Araucária (GMA), 43 guardas municipais (divididos em duas turmas) receberam instruções teóricas e práticas para o uso de carabinas CTT calibre 40. Os equipamentos foram adquiridos em 2020 pela Secretaria de Segurança Pública (SMSP) e são indicados para situações que exigem maior força, como troca de tiros. A avaliação prática da formação ocorreu nesta quarta-feira (30) em Curitiba.

Os novos equipamentos são um reforço para fazer patrulhamento. Até então, os guardas contavam com espingarda calibre 12 (menos operacional) e pistola 380 (de menor potência). As ações da Guarda Municipal contam com um protocolo operacional e há indicação para uso gradual da força dependendo da situação. Ou seja, deve-se priorizar meios não letais sempre quando possível (como spray de pimenta, gás de efeito moral e arma de choque). O uso de força maior ocorre apenas se a situação exigir.

Segundo a SMSP, parte do treinamento dos guardas municipais de Araucária foi custeado pela empresa Raizen Combustíveis. A formação também conta com apoio do Centro de Operações Policiais Especiais (COPE), da Polícia Civil, uma colaboração importante entre forças de segurança.

INVESTIMENTOS – Nos últimos anos, a Guarda Municipal tem recebido investimentos para diversas melhorias. A chegada de veículos mais adequados para atender às ocorrências e a melhor logística para atuação na área urbana e rural estão entre as ações que têm melhorado a atuação da GMA. A Guarda Municipal também passou a contar com um núcleo de ensino. Dessa forma, os profissionais da Segurança podem receber as instruções sobre uso de armas (letais e não letais) entre outros assuntos pertinentes a sua função.