Grande Curitiba

Asfalto em rua de saibro representa autonomia para morador do Boqueirão

20 de julho de 2021 às 18:24
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Para o aposentado Anderson Ribeiro, 46 anos, a chegada do asfalto à frente de sua casa simboliza um avanço na sua autonomia e a sensação de ter cumprido seu papel como cidadão. O fim do saibro no trecho da Rua Canal Belém foi um pedido que ele fez à Prefeitura nas audiências públicas do Fala Curitiba e vão permitir a ele, que é cadeirante, sair de casa sem precisar de ajuda.

Anderson conta que a chegada das equipes da Prefeitura foram motivo de muita festa entre os familiares, que moram na vizinhança. As equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) iniciaram as obras no início de junho, no trecho de 246 metros entre as ruas Diogo Mugiatti e a Desembargador Antônio de Paula.

“Este asfalto foi a melhor coisa que aconteceu. Vai melhorar tudo, deslocamento, saúde de todos. Ninguém imagina a felicidade de ver esse asfalto chegar. Posso sair com a cadeira de rodas sem precisar contar com ajuda de outra pessoa”, diz Anderson.

O trecho beneficiado está na quinta etapa do programa Asfalto no Saibro, lançado pelo prefeito Rafael Greca. Além da implantação do novo pavimento asfáltico, as ruas incluídas no programa recebem toda infraestrutura de drenagem, com galerias de águas pluviais, bocas de lobo e meio-fio.

Fala Curitiba

Anderson conta que se sentiu ouvido pela Prefeitura. Ele levou seu pedido de pavimentação sobre o saibro onde mora no Fala Curitiba, outro programa da Prefeitura, em que a população manifesta o que considera prioritário para sua região em audiências públicas.

“Sabia que se eu não fizesse minha parte nada ia mudar por aqui. Eu ia às audiências, falava ao microfone porque a Prefeitura precisava trazer o asfalto para cá”, fala Anderson.

Atualmente, o Fala Curitiba está sendo realizado em formato on-line, como medida de segurança sanitária contra o novo coronavírus. Neste ano, em vez de cinco, serão escolhidas dez prioridades em obras e serviços pelos moradores das regionais.

Asfalto no Saibro

O secretário municipal de Obras, Rodrigo Rodrigues reforça que as intervenções no pavimento das ruas respondem aos pedidos feitos pelos moradores.

“Este novo lote de obras demonstra o interesse da Prefeitura em atender a população, que reivindica por meio da central de atendimento 156 e em participações no Fala Curitiba a melhoria do pavimento das ruas”, afirma Rodrigues.

Nesta quinta etapa, lançada em junho, o programa fará 99 intervenções em 20.395 metros de ruas de saibro de 18 bairros de Curitiba. O investimento para pavimentá-las é de R$ 29,5 milhões. Dinheiro para acabar com o drama dos dias secos com poeira e dos dias chuvosos com lama.

No Boqueirão, além da Rua Canal Belém, a Rua Marianópolis dirá adeus ao saibro no trecho entre a Doutor Danilo Gomes e Henrique Martins Torres.

Nove vias da Regional Boqueirão já foram contempladas pelo programa. As obras já foram realizadas em trechos das ruas Irmã Clarice Biazus; Octacyr Reinaldo Mion (em dois trechos); Enéas Almeida Eidam; Eduardo Afonso Portes; João Maria Carneiro e Regina Bonato, no Xaxim; e a Rua Professor José Nogueira dos Santos, no Hauer.