Grande Curitiba

Guarapuava quer implantar órgão de planejamento nos moldes de Curitiba

21 de julho de 2021 às 19:03
(Foto: Divulgação/IPPUC)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Guarapuava, no centro-sul paranaense, pretende formar um grupo de planejamento inspirado no modelo de Curitiba. A intenção foi reforçada pelo prefeito guarapuavano, Celso Góes, em visita técnica ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), nesta quarta-feira (21/7).

“Nossa inspiração no Ippuc surge por ele funcionar como um cérebro do Planejamento Urbano”, frisou Góes.

De acordo com o prefeito, Guarapuava passa por um “boom de desenvolvimento”, o que torna necessários maior organização e planejamento no município. Em número de habitantes, a cidade é a nona maior do Paraná, com população estimada de 182.644 pessoas (IBGE/2020).

“Com planos de pavimentação, revitalização de praças e aeroporto em andamento, nossa cidade busca instalar um órgão que oriente os projetos desejados, em atuação conjunta com as secretarias de Urbanismo e Habitação”, explicou Góes.

No Ippuc, Celso Góes e uma equipe de técnicos daquele município, foram recebidos pela diretora de Informações do instituto, Liana Vallicelli. Para o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu Rosa de Souza, o planejamento de Curitiba é diferenciado e deve servir de modelo para outras cidades. “Morei quase dez anos aqui, entre os anos 80 e 90, e tive um grande conhecimento da cidade. Voltando a Guarapuava, você consegue visualizar a evolução de Curitiba. Tendo um olhar de fora é possível ter uma noção de quanto Curitiba evoluiu”, comentou o secretário.

“Nós instigamos outras prefeituras a focar no planejamento. Neste contexto, Guarapuava também se destaca por buscar alternativas à organização da cidade”, comentou Liana Vallicelli.

Também participaram da reunião, o secretário executivo de Guarapuava, Daniel Frahm, e o diretor presidente da Companhia de Serviços de Urbanização de Guarapuava (Surg), Halmuth Brandtner.

Do Ippuc estiveram a diretora administrativa financeira, Elvira Wos; o assessor da presidência, Ricardo Bindo; e a coordenadora de Relações Externas, Rosane Popp.