Por que o Triar optou em não ter mais ônibus articulados?

COM ASSESSORIAS – Conforme discutido em audiências públicas ocorridas nos anos de 2019 e 2020 sobre o novo TRIAR, com a ampliação da frota de 88 para 95 ônibus no sistema de transporte público de Araucária (em decorrência das novas concessões), o Município optou em não utilizar mais ônibus articulados (sanfonados).
Com o novo TRIAR, para cada 01 ônibus articulado há agora 02 ônibus convencionais. Ou seja, o transporte que antes era feito para até 130 pessoas, agora será feito para 170 pessoas. “Teremos também maior disponibilidade de horários, pois se um articulado passava no ponto a cada 20 minutos, com dois convencionais a população terá ônibus a cada 10 minutos”, esclareceu a Superintendência do Transporte Coletivo.
Para se ter ideia, UM ônibus articulado (130 passageiros) demanda gastos com manutenção e combustível que custam mais que o dobro de DOIS ônibus convencionais (85+85=170 passageiros). Além disso, o valor em contrato com as empresas que operam o sistema seria mais alto para que este tipo de veículo fizesse parte da frota.
Desta forma, o município e a população estão sendo beneficiados com a otimização e emprego correto dos recursos públicos.
REFORMAS NO TERMINAL CENTRAL
O Terminal Rodoviário Central está recebendo reformas nas plataformas de embarque do Triar, já que antes havia plataforma específica para embarque nos ônibus articulados.
A antiga estrutura está dando espaço a um terminal mais amplo e com mais pontos de embarque nos ônibus convencionais, proporcionando, acima de tudo, mais conforto à população araucariense.