Parceria entre Prefeitura e FUPEF vai atualizar informações sobre nascentes em áreas urbanas

COM ASSESSORIAS – Um projeto firmado entre a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), e a Fundação de Pesquisas Florestais do Paraná (FUPEF), vinculada à Universidade Federal do Paraná (UFPR), vai atualizar as informações sobre a presença de nascentes na área urbana do município. A partir do mês de setembro, uma equipe especializada analisará as nascentes em termos geológicos e florestais, por meio de visitas a esses locais; o que pode incluir áreas particulares. A última vez que esse trabalho ocorreu foi no ano de 2010.
De acordo com a funcionária do Meio Ambiente, Andressa Moraes Dutra, o objetivo da ação é verificar, por exemplo, a existência das nascentes e sua localização, além de atualizar quantidade delas e a qualidade de preservação do ambiente onde estão. Como explica a geóloga e coordenadora do projeto, Thammy Ellin Mottin, as nascentes são locais onde a água subterrânea aflora e inicia os cursos d’água e lagos e conservá-las “é imprescindível para garantir a qualidade da água que chegará aos rios, lagos, reservatórios e em nossas casas”. Dentro da estratégia de preservação das nascentes está a manutenção das “Áreas de Preservação Permanente” (APPs). Nessas áreas de APPs são proibidos (lei nº 12.651/2012) o desmatamento, construções, plantações ou qualquer tipo de atividade econômica.
Apesar de 70% da superfície do planeta ser constituído por água, apenas 2,5% desse percentual é de água doce. E destes 2,5%, apenas cerca de 2% ocorrem na superfície da Terra. O restante (98%) ocorre como água subterrânea presente nos aquíferos, de acesso mais complexo, se comparada à água superficial. Preservar as nascentes é garantir o equilíbrio ambiental e também o abastecimento de água para as comunidades.
VISITAS – As informações coletadas no Projeto Nascentes servirão para melhorar a gestão dos recursos hídricos do município e, por consequência, garantir maior proteção às nascentes e beneficiar toda a população. Ao longo dos próximos meses, o projeto também contará com a colaboração dos moradores, já que a equipe da técnica precisará visitar algumas áreas particulares. É importante deixar claro que a equipe estará devidamente identificada com crachá, colete e acompanhada de um veículo da FUPEF/UFPR. Caso o morador esteja com dúvidas sobre a visita dos profissionais, pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (41)3614-7480.