Grande Curitiba

Transporte Escolar é pauta em encontro entre lideranças da Prefeitura de Campo Largo e Estado do Paraná

Governantes fazem alinhamento sobre utilização do transporte escolar no município. Demanda deve seguir "à risca" o georreferenciamento na hora da matrícula dos estudantes
31 de agosto de 2021 às 17:14
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – O prefeito e a secretária de Educação de Campo Largo receberam a professora Adriana Campa, representando a Secretaria de Estado da Educação e do Esporte do Paraná e o Núcleo Regional de Educação da Área Metropolitana Sul, para alinhar o serviço de transporte escolar aos estudantes campo-larguenses.

O eixo central da conversa foi o georreferenciamento que deve ser realizado integralmente na hora da matrícula dos alunos da rede municipal e estadual de ensino, para evitar gastos desnecessários da Administração Pública no serviço que deve ser prestado aos estudantes que realmente necessitam do mesmo.

O alinhamento com a diminuição da frota e da quilometragem trafegada trará uma economia de 46% nos gastos com o transporte escolar. A medida trará economia nos recursos e será revertida na melhoria das instituições de ensino, com a construção de novas escolas, novos CMEIs, compra de materiais didáticos especiais e compra de mais uniformes e utensílios adequados à área da Educação.

A Prefeitura de Campo Largo arca com as despesas do transporte escolar com uma contrapartida de 20% do Estado. O transporte leva estudantes da rede municipal e estadual às instituições de ensino. Essa logística vem gerando um gasto exacerbado com o serviço que deve ser revertido, através do novo alinhamento, à melhoria contínua da estrutura da Educação Pública no município.

Hoje, são mais de 8.500 alunos que utilizam transporte escolar. Mais da metade são estudantes da rede estadual.

A frota será reorganizada para atender todos os bairros da cidade, inclusive zona rural, com menor quilometragem, contemplando a otimização dos recursos públicos.