Grande Curitiba

10 de setembro é o Dia Mundial de prevenção ao suicídio

Relatório mostra que até junho deste ano Araucária já registrou 116 ocorrências desta natureza
10 de setembro de 2021 às 17:16
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – De acordo com a ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), todos os anos são registrados cerca de 12 mil suicídios no Brasil e mais de um milhão ao redor do mundo. Em Araucária, no ano passado foram registradas 225 notificações de violência autoprovocada e somente até junho deste ano, o município já registrou 116 ocorrências desta natureza.

Os dados são do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Departamento de Vigilância Epidemiológica. Ainda de acordo com estas informações, em 2019 Araucária registrou a marca recorde de 300 tentativas de suicídio entre moradores da cidade.

Os transtornos como depressão, bipolaridade e abuso de substâncias como álcool e drogas são os principais fatores de risco ao suicídio. A ABP revela que 96,8% dos casos estão relacionados aos transtornos mentais.

Com o objetivo de prevenir e reduzir estes números a campanha Setembro Amarelo nasceu em 2014 e tem crescido a cada ano. Ela é realizada neste mês, pois o dia 10 é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Especialistas na área afirmam que é possível evitar e prevenir esse tipo de morte e que agir pode salvar vidas.

Como obter ajuda?

Procure a Unidade Básica de Saúde mais próxima da sua casa ou o CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) de referência. A noite ou finais de semana, é possível obter ajuda profissional na UPA (Unidade de Pronto Atendimento). Além disso, o SAMU também está a disposição para emergências de tentativa de suicídio e o telefone 188 do CVV (Centro de Valorização da Vida) funciona 24 horas gratuitamente. Você pode ligar e conversar com um voluntário para procurar ajuda e apoio emocional.