Prefeitura oferece cursos gratuitos a distância sobre cultivo de hortas
COM ASSESSORIAS – Estão abertas as inscrições para os cursos a distância Alimentação e Técnicas de Plantio e Aproveitamento Integral de Alimentos, oferecidos gratuitamente pela Prefeitura de Curitiba e abertos à população. Os cursos são constituídos por vídeos informativos curtos.
O de Técnicas de Plantio ensina como os alunos podem produzir sua própria horta orgânica. O curso explora desde a escolha do local ideal para o plantio, as técnicas de preparo de solo, com a adubagem e a calagem (uso do calcário para neutralizar a acidez do solo), as formas para manter a terra fértil, o calendário de plantio, a época adequada.
Também aborda a diferença entre o plantio de sementes e o de mudas, a forma correta para posicionar as mudas no solo, com o espaçamento ideal e faz ainda uma introdução aos cuidados necessários para o pós-plantio – umidade, a retirada de ervas daninhas, a cobertura com palhada (material seco, como capim, grama ou folhas).
Toda a parte teórica foi gravada no estúdio do Imap (Instituto Municipal de Administração Pública) e, na parte prática, o técnico agrícola da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e docente, Wilians dos Santos Silva, ensina a fazer o canteiro da horta, desde a adubação, o preparo, a demarcação, a rega.
No curso Aproveitamento Integral de Alimentos, a nutricionista Tayana Fernandes Ceccon, também da SMSAN, trabalha o tema incentivando o consumo diário de forma saudável dos alimentos.
Ela destaca os cuidados para a boa escolha do que vamos comer, a importância do planejamento na hora das compras, as vantagens da escolha dos alimentos de época e de produtores locais, que estão próximos da região onde moramos, sem a necessidade de uso de conservantes para o transporte até os pontos de venda.
No módulo prático, ela ensina a fazer uma farofa que utiliza talos e plantas alimentícias não convencionais. No preparo da receita, Tayana demonstra o aproveitamento integral e ainda o reaproveitamento, com o uso de ingredientes como as folhas de cenoura e de brócolis, o talo da salsinha, o pão amanhecido.
Os cursos neste formato não têm certificação.
Como fazer os cursos EAD do Imap
A inscrição para os cursos a distância produzidos no Imap é feito pelo portal Aprendere, e os vídeos ficam disponíveis na plataforma Moodle.
Para se inscrever no curso Alimentação e Técnicas de Plantio clique aqui. Para o curso Aproveitamento Integral de Alimentos, clique aqui.
Depois de fazer a inscrição no curso de interesse, através da plataforma Aprendere, o interessado deve acessar o Moodle do Imap e efetuar o primeiro login.
Para acessar o Moodle, a identificação de usuário será o CPF, e, no primeiro login, a senha é padronizada: Senh@123 (A letra S é maiúscula). Então, para atenter à Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), o sistema exige que sua senha seja alterada.
Depois de definida a nova senha, um tutorial ensina o usuário a navegar pela plataforma e acessar os cursos disponíveis. Para demais dúvidas, você pode entrar em contato com o Imap através do endereço de e-mail [email protected]
Cidade das Hortas
A oferta de cursos voltados à produção e consumo de alimentos faz parte dos esforços da Prefeitura para melhorar a alimentação dos curitibanos e cumprir os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que buscam erradicar a fome e promover a agricultura sustentável até 2030.
Como forma de promover uma alimentação digna e combater a desnutrição e o sobrepeso, a Prefeitura segue o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (PLAMSAN), e desenvolveu o Programa de Agricultura Urbana.
Desde a elaboração do plano e do programa, foi inaugurada a Fazenda Urbana, espaço com 4.435m² destinado à educação para prática agrícola sustentável na cidade, e a porcentagem de alimentos consumidos nas escolas municipais vindos de agricultores familiares passou de 8% para 22%.
De acordo com os dados coletados em 2020 pela Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), o número de curitibanos com acesso a uma alimentação com hortaliças aumentou nos últimos dez anos, e 41,7% dos cidadãos consomem frutas e hortaliças ao menos cinco vezes na semana.
O Plano também prevê apoio municipal para a criação de novas hortas comunitárias e institucionais, e fornece capacitação, insumos e apoio técnico para os agricultores. Atualmente, Curitiba já conta com 105 hortas urbanas apoiadas pela Prefeitura, e beneficia quase 18 mil habitantes com os alimentos.