Grande Curitiba

Começa a Campanha Nacional de Multivacinação para crianças e adolescentes

Ação será promovida durante todo o mês, sendo que no dia 16 de outubro acontece o dia "D" de divulgação e mobilização nacional
1 de outubro de 2021 às 16:39
(Marcelo Camargo/Agência Brasil)

COM ASSESSORIAS – A partir desta sexta-feira (1º) até o dia 29 de outubro, acontece em todo o país a Campanha Nacional de Multivacinação. A ação é do Ministério da Saúde e faz parte do Programa Nacional de Imunização (PNI) que disponibiliza 18 tipos de vacinas para proteger crianças e adolescentes de diferentes doenças.

A campanha será promovida durante todo o mês, sendo que no dia 16 de outubro acontece o dia “D” de divulgação e mobilização nacional. Esta é uma iniciativa que tem a finalidade de atualizar a situação vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos 11 meses e 29 dias), de acordo com as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, mediante a avaliação do cartão ou caderneta de vacinação.

As vacinas serão aplicadas nas unidades básicas de saúde, sendo que estão disponibilizadas doses de: BCG, Hepatite A e B, Penta (DTP/Hib/Hep B), Pneumocócica 10 valente, VIP (Vacina Inativada Poliomielite), VRH (Vacina Rotavírus Humano), Meningocócica C (conjugada), VOP (Vacina Oral Poliomielite), Febre amarela, Tríplice viral (Sarampo, rubéola, caxumba), Tetraviral (Sarampo, rubéola, caxumba, varicela), DTP (tríplice bacteriana), Varicela e HPV quadrivalente (Papilomavírus Humano).

Em virtude da importância da campanha, é fundamental que toda a população-alvo compareça aos serviços de saúde, levando o cartão ou caderneta de vacinação, para que os profissionais de saúde possam avaliar se há alguma vacina que ainda não foi administrada, ou se há doses que necessitam ser aplicadas, para completar o esquema vacinal preconizado no Calendário.