Grande Curitiba

Secretário Municipal representa Campo Largo em Encontro Nacional do Observatório Nacional de Segurança Viária

Município realizou ações preventivas e educativas em menção à Semana Nacional do Trânsito e finda a campanha com diálogo e troca de experiências no Encontro de Observadores Certificados do ONSV
1 de outubro de 2021 às 16:58
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – O secretário da Pasta no município, Samir Moussa, está em Indaiatuba/SP representando Campo Largo entre lideranças públicas de Segurança Viária. O encontro aconteceu nesta quinta-feira (30/09) e nesta sexta-feira (01/10), onde foi aberto um espaço para avaliar o conjunto de temas transversais que podem ser abordados na sociedade, especialmente com estudantes das escolas públicas e privadas, com o objetivo de reduzir as mortes por acidentes no trânsito e disseminar a responsabilidade e consciência viária nos cidadãos.

Aproveitando o momento, o secretário trará ao município cartilhas do Programa EDUCA: Educação para o trânsito em sala de aula, que serão distribuídas a cerca de 300 alunos, de três escolas municipais de Campo Largo, contendo guia prático e ensinamentos sobre como prevenir acidentes e como ser um agente para um trânsito mais seguro.

O material didático do Programa EDUCA é inédito e direcionado aos estudantes do Ensino Fundamental I e II. Para a efetivação das ações realizadas pelos agentes públicos da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Deptran, Guarda Municipal e Guarda Mirim, foi também firmada uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação do município para ampliar as ações em prol de um trânsito mais seguro e equilibrado.

EDUCA – O programa EDUCA está pronto para oferecer uma abordagem cada vez mais crítica ao importante tema de Educação para o Trânsito, sempre com o objetivo maior de preservar vidas. Com um conteúdo alicerçado na legislação brasileira e totalmente alinhado à Base Nacional Comum Curricular da Educação – BNCC , o Observatório Nacional de Segurança Viária – ONSV disponibiliza conteúdos para formar cidadãos que contribuam com uma melhoria continua do trânsito das cidades, reduzindo o número de acidentes no país.

O programa ainda faz uma abordagem crítica de temas transversais como Saúde, Meio Ambiente, Ética e Cidadania, nas diversas áreas de conhecimento, focando na mobilidade urbana. O projeto de livros didáticos contempla estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental, inclui manual do professor com todas orientações de uso e foi aprovados pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito) e pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

As atividades propostas no Programa EDUCA são apresentadas com carga horária adequada à sua completa utilização. Apresenta também o Manual de Referencial Teórico, facilitando sobremodo a capacitação dos professores.

Na próxima semana (04 a 08/10), as cartilhas/livros didáticos serão entregues à Rede Municipal de Ensino e os temas serão trabalhados em sala de aula com todos os alunos das escolas municipais.

(Fonte apoio: www.onsv.org.br)