Prefeitura comemora Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde

COM ASSESSORIAS – Em comemoração ao Dia Nacional do Agente Comunitário de Saúde (ACS), a Prefeitura de Colombo promoveunesta quinta-feira (07), atividades em homenagem aos profissionais que atuam no município. O evento foi realizado no auditório do CEU das Artes.
Na oportunidade, o prefeito Helder Lazarotto e a Secretária de Saúde, Marilda Zanoni, entregaram 180 tablets para os agentes comunitários. A nova ferramenta irá otimizar o tempo de trabalho e proporcionará integração direta das informações com o Ministério da Saúde.
“Primeiramente quero parabenizar cada um de nossos agentes comunitários pelo excelente trabalho que desempenham diariamente, contribuindo para que a Saúde do nosso município avance.Seguiremos investindo para garantir as melhorias necessárias em todas as áreas e valorização dos nossos servidores, pois uma cidade só se desenvolve, graças a dedicação de vocês”, completou o prefeito.
A secretária de Saúde, Marilda Zanoni, destacouas ações realizadas pelos profissionaisno atendimento primário às famílias, já que o trabalho é realizado diretamente nos bairros, com a visita domiciliar no perímetro urbano e na área rural.“Nosso agradecimento e reconhecimento pelo esforço de cada um na construção de uma saúde preventiva e de qualidade, já que conhecem as necessidades dos moradores da cidade”, destacou.
Marilda enfatizou também a importância da aquisição dos novos tablets para execução dos trabalhos. “Agora, com essas novas ferramentas de trabalho, nossos agentes não precisarão mais carregar inúmeras folhas, preenchê-las e depois computá-las no sistema. Mais um grande avanço da Administração Municipal para o fortalecimento da Atenção Básica”, finalizou.
Trabalho dos Agentes
O município de Colombo conta com 224 Agentes Comunitários de Saúde.Uma das principais funções destes profissionais é cadastrar a população, para manter os dados atualizados no sistema de informação da Atenção Básica e com isso, fazer uma análise da situação de saúde dos usuários.
Também é função destes profissionais registrar durante as visitas domiciliares, para fins de planejamento, acompanhamento e formulação de ações, os dados de nascimentos, óbitos e doenças, garantido o sigilo ético.