Grande Curitiba

Projeto de Educação Empreendedora é desenvolvido com estudantes campo-larguenses

O projeto é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o SEBRAE, contemplando alunos dos 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental. As práticas empreendedoras realizadas durante o ano amenizaram os impactos educacionais nas escolas municipais
14 de outubro de 2021 às 17:26
(Foto: Divulgação/PMCL)

COM ASSESSORIAS – O Projeto Educação Empreendedora “Jovens Empreendedores Primeiros Passos – JEPP” é uma parceria da Secretaria Municipal de Educação com o SEBRAE e vem de encontro com quatro pilares da Educação propostos pela ONU (Organização das Nações Unidas), para a Educação, a Ciência e a Cultura – UNESCO: aprender a conhecer, isto é, adquirir os instrumentos; aprender a fazer, para poder agir sobre o meio; aprender a viver juntos, a fim de participar e cooperar com os outros em todas as atividades humanas; aprender a ser, via essencial que integra as três precedentes.

A parceria disponibiliza capacitação para professores, diretores e pedagogos e o curso procura apresentar práticas de aprendizagem considerando a autonomia do estudante para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atributos e atitudes necessárias para a gestão da própria vida.

O projeto contempla material didático para os discentes e docentes com uma temática específica para cada ano. As temáticas são relacionadas aos componentes curriculares as quais possibilitamos desenvolvimento de inúmeras competências gerais e específicas, bem como habilidades previstas na BNCC (Base Nacional Comum Curricular).

Mesmo na modalidade do Ensino Híbrido e Remoto, foi possível aplicar o projeto que possibilita ao estudante um aprendizado de forma lúdica, desenvolvendo os comportamentos empreendedores, respeitando os protocolos de segurança.

A partir do mês de novembro, as turmas colocarão em prática todo o conhecimento adquirido por meio da realização das “feirinhas”.

A coordenadora do projeto no município é a profissional da Educação, Maria de Fátima de A. Cerillo. O JEEP é desenvolvido em todas as escolas da Rede Municipal de Ensino.