Grande Curitiba

Disque Solidariedade é apresentado a secretário do Norte do Estado

28 de outubro de 2021 às 17:26
(Foto: Sandra Mara Lima/FAS)

COM ASSESSORIAS – O trabalho desenvolvido por Curitiba nas áreas da assistência social é referência para muitos municípios do Paraná e até do Brasil. Nesta quinta-feira (28/11), foi a vez do Disque Solidariedade, serviço que faz o recolhimento e destinação de roupas, móveis e alimentos a família em situação de vulnerabilidade social, ser apresentado.

O secretário de Assistência Social da Prefeitura de Mandaguari, Murilo Meleiro, se reuniu com o presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, para saber sobre o funcionamento do serviço e visitou o Disque Solidariedade, onde viu como é feita a triagem, armazenamento e distribuição das doações.

“É uma organização maravilhosa e, por isto, vim a Curitiba para conhecer de perto”, disse o secretário que pretende implantar um serviço semelhante em Mandaguari, cidade do Norte do Estado que tem 38 mil habitantes.

Meleiro explicou que Mandaguari tem atualmente 4.700 pessoas inseridas no Cadastro Único, sistema do governo federal que reúne informações sobre famílias brasileiras, principalmente em situação de vulnerabilidade social, e é usado como base para a concessão de benefícios sociais.

“Fazemos campanhas sazonais, mas hoje a distribuição de roupas se tornou uma grande necessidade, principalmente para migrantes que chegam sem nada à cidade”, disse.

Serviço regulamentado

O presidente da FAS explicou que o trabalho do Disque Solidariedade está regulamentado pela Lei 15.348, de 29 de novembro de 2018, que tornou o serviço de caráter permanente.

“Trabalhamos sob demandas encaminhadas pelas equipes técnicas dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que fazem o atendimento às famílias e avaliam as necessidades nos territórios”, explicou.

Vilaruel falou ainda do atendimento às pessoas que desejam fazer doações ao Disque Solidariedade, que podem solicitar a retirada das doações pelo telefone 156 ou fazer a entrega diretamente na sede do serviço, da logística e da necessidade de orçamento para a manutenção do trabalho.

Somente este mês, outras duas comitivas – São José dos Pinhais e Palhoça (SC) – visitaram a FAS para conhecer de perto os serviços desenvolvidos pelo município nas áreas da assistência social e do trabalho e emprego.

Participaram também da reunião, o superintendente executivo da FAS, Fernando Sztruk, e a coordenadora do Disque Solidariedade, Luciane Diehl.