Estudantes da rede municipal participam das provas do SAEB até dezembro

COM ASSESSORIAS – Estudantes das escolas públicas municipais participam, desde o início desta semana, da aplicação das provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) 2021.
Esse sistema permite que as redes estaduais e municipais de ensino avaliem a qualidade da educação oferecida aos estudantes.
O resultado do SAEB oferece subsídios para a elaboração, monitoramento e aprimoramento de políticas educacionais.
Os testes e os questionários serão realizadas até 10 de dezembro, em datas diferentes conforme a escola, e foram agendados pela coordenação nacional do SAEB diretamente com a unidade. Serão aplicados conforme agendamento e seguindo os protocolos de biossegurança preconizados para prevenção à covid-19.
Participam diretores, professores e estudantes da rede municipal de ensino. Diretores e professores respondem questionários on-line sobre a escola. Já os estudantes, além das 22 questões de matemática e 22 de língua portuguesa, preenchem questionários contextuais (escolaridade dos pais, se já repetiu de ano, se frequenta bibliotecas etc).
Este ano estarão envolvidos estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental (apenas algumas escolas, por amostragem), e todos os matriculados no 5º e no 9º ano. Os do 9º também responderão a questões de Ciências da Natureza e Ciências Humanas, por amostragem (ou seja, nem todas as escolas).
Aplicado a cada dois anos, o Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações em larga escala que permite realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de aspectos da qualidade educacional. A avaliação é composta por testes cognitivos e questionários, aplicados a cada dois anos em escolas da rede pública, e em uma amostra da rede privada.
“Pedimos que mesmo os estudantes do formato remoto, menos de 30% da rede, também participem do SAEB, pois é muito importante que os nossos estudantes mostrem tudo que aprenderam”, destacou a secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.
Prova Curitiba
A Secretaria Municipal da Educação de Curitiba também tem sua ferramenta própria para subsidiar políticas públicas. É a Prova Curitiba, avaliação em larga escala aplicada desde 2018, e que envolveu, no mês de agosto, estudantes do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental de escolas da rede municipal de ensino.
Foram aplicadas provas de Língua Portuguesa, Produção de Texto, Matemática e Ciências.
Ideb
A capital do Paraná segue como referência no ensino público municipal. Em setembro de 2020, o governo federal divulgou o último dado e Curitiba registrou 6,5 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), o principal indicador da qualidade da educação no País. O índice aumentou de 6,4 para 6,5.