Grande Curitiba

Município é representado no 6º Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito

Encontro aconteceu em Brasília com presença de lideranças nacionais e educadores do trânsito para abordagem do tema em ações e políticas públicas de prevenção a acidentes no trânsito, voltadas às crianças/estudantes da Rede Municipal de Ensino
16 de novembro de 2021 às 17:25
Campo Largo. (Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – O secretário municipal de Ordem Pública, Samir Moussa, representando a Prefeitura de Campo Largo, participou do 6º Encontro Nacional de Educadores do Sistema Nacional de Trânsito em Brasília, nos últimos dias 10, 11 e 12/11. O encontro contou com explanação de dados gerais do trânsito brasileiro, palestras, rodas de conversa e ideias para a garantia da segurança viária de todos os municípios do país. Contou, ainda, com a presença de lideranças e autoridades do segmento em âmbito nacional, com o intuito de fortalecer as ações de prevenção e educação no trânsito.

As ações, por meio de simpósios, palestras, rodas de conversa, mostras e diagnósticos, trouxeram aos participantes materiais informativos a respeito do cenário do trânsito atual brasileiro. O Brasil possui 5.500 municípios – destes, apenas 1.500 são municipalizados, ou seja, possuem órgão e/ou departamento de trânsito, como o Deptran em Campo Largo. O secretário destaca que o encontro, que acontece uma vez ao ano, foca em articulação para a municipalização do trânsito em todos os municípios e para a criação de uma Escola de Trânsito para os estudantes desde o Fundamental I ao Ensino Médio.

Brasília possui uma Escola de Trânsito a qual foi visitada pelos participantes do encontro. As atividades relacionadas à aprendizagem aos alunos acontecem em parceria com as secretarias municipais de Educação, no sentido da formação das crianças e jovens para a prevenção efetiva de acidentes no trânsito, com aulas extracurriculares sobre como caminhar nas calçadas, nas vias para pedestres, bem como é ministrado sobre as ciclovias, as preferenciais, as vias públicas e placas de sinalização, para ampliar o conhecimento sobre atitudes e responsabilidades individuais no trânsito em geral.

O secretário municipal da Pasta explica que, a partir de agora, tentará articular parcerias para a construção de uma Escola Pública de Trânsito no município para ampliar as ações que são realizadas à contenção dos acidentes de trânsito – lembrando que ainda é a causa do maior número de mortes/ano em todo o mundo.

AÇÕES EM CAMPO LARGO – A parceria entre a secretaria de Ordem Pública e de Educação de Campo Largo já rendeu aprendizado em sala de aula com a entrega de cartilhas educativas do Programa EDUCA, do Observatório Nacional de Segurança Viária. O material foi ministrado aos estudantes de algumas escolas municipais – alunos do 5º ano do Ensino Fundamental I – abordando o assunto e disseminando o conceito e ensino da Educação no Trânsito.