Grande Curitiba

60+ NO ESPORTE: Projeto Vida em Movimento é voltado a atletas da terceira idade

O projeto engloba as modalidades de basquete, voleibol, handebol e peteca e acontecem no ginásio do CSU, de segunda a sexta-feira
31 de março de 2022 às 18:00
(Foto: Carlos Poly)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SMEL), promove a inclusão de atletas da terceira idade no mundo esportivo. Trata-se do projeto “Vida em Movimento”, onde pessoas com mais de 60 anos treinam modalidades esportivas e podem preparar-se para competições entre atletas da mesma faixa etária.

O projeto engloba as modalidades de basquete, voleibol, handebol e peteca e acontecem no ginásio do CSU, de segunda a sexta-feira. Algumas modalidades contam com turmas femininas, masculinas e outras mistas.

A professora de Educação Física e coordenadora do Vida em Movimento, Margarete Vaz de Paula, conhecida por “Marga” pelos alunos e colegas da SMEL, contou que o projeto nasceu da necessidade de ofertar treinamento esportivo especializado aos idosos que frequentavam o Centro Dia Idoso. “Hoje temos 38 alunos e esse número pode aumentar, pois há vagas. Podemos ter até 24 alunos por turma. Para fazer parte das equipes, o idoso não precisa necessariamente frequentar o Centro Dia”, explicou Marga.

De acordo com a professora, as aulas esportivas para pessoas com mais de 60 anos são adaptadas, de acordo com a limitação física e técnica dos alunos, para que sejam dinâmicas, acessíveis e motivadoras. “O vôlei e o basquete, por exemplo, são um pouco mais lentos, capazes de serem realizados pelos atletas idosos. No vôlei, a bola é agarrada e não rebatida. Já no basquete, o deslocamento é menor para evitar quedas. As bolas são oficiais e as mesmas utilizadas nas demais competições”, explicou.

Além disso, Marga esclareceu que as aulas sempre baseiam-se no bem estar dos atletas. Sendo assim, todos os alunos, antes de iniciar na modalidade, devem apresentar atestado médico que os libere para a prática de exercícios físicos. “Temos um cuidado especial com nossos atletas. Sempre observamos se eles estão bem, se estão muito ofegantes ou com alguma dor. São dadas mais pausas e momentos para que eles possam se hidratar”, ponderou. Ela completou que todos os idosos têm muita disposição, alegria e energia, se esforçam muito para aproveitar todo o momento de aula e são bem competitivos.

Até mesmo sobre ter esse espírito de competição, os alunos do projeto Vida em Movimento já participaram de competição no litoral paranaense no fim do ano passado e esse ano novamente competirão no JIIDOS (Jogos de Integração dos Idosos do Paraná). “No ano passado participamos e foi uma experiência única, trazendo para casa até algumas medalhas e troféus, além de uma lição de vida para todos nós”, exaltou Marga.

A atleta Inês Campos, 63 anos, participa diariamente dos treinos de vôlei, basquete, peteca e hidroginástica e, inclusive, competiu no JIIDOS de 2021. “A convivência foi ótima e recebemos tratamento vip no campeonato. Me senti realmente uma atleta e vitoriosa em todos os sentidos”, pontuou. Inês comentou ainda que adora o projeto e os professores, “nos dão muito carinho, atenção e também nos valorizam”.

COMO PARTICIPAR?

Para participar do projeto Vida em Movimento, basta dirigir-se ao Núcleo Esportivo São Francisco de Assis – CSU, com documentos (RG e CPF), comprovante de residência e atestado médico de aptidão física. Mais informações pelo telefone 3614-7900 ou 3901-5230.