Grande Curitiba

Ampliação do Polo da Prudente de Moraes segue para sanção do Executivo

Vereadores também confirmaram, em segundo turno, a concessão da Cidadania Honorária de Curitiba ao advogado Adriano Bretas, famoso pela atuação no âmbito da Operação Lava Jato.
19 de abril de 2022 às 17:22
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Segue para análise do Executivo a ampliação do Polo Gastronômico da Alameda Prudente de Moraes, confirmada em segundo turno, nesta terça-feira (19), pelos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). De iniciativa da vereadora Maria Leticia (PV), a proposta estende até a alameda Augusto Stellfeld a área especial do Centro, como forma de induzir o desenvolvimento da região (005.00198.2021).

Criado pela lei municipal 15.428/2019, o Polo da Prudente de Moraes ia originalmente da Carlos de Carvalho até a Saldanha Marinho. Com a mudança, ganhará mais uma quadra, estendendo a outros comerciantes os benefícios previstos no artigo 121 do Plano Diretor – como a flexibilização do uso do passeio público, a autorização simplificada para eventos e para intervenções decorativas na via pública e a preferência no fechamento de ruas em datas específicas. Se não sofrer vetos do Executivo, a norma entra em vigor assim que for publicada no Diário Oficial do Município.

Cidadão Honorário

Repetindo o resultado positivo da véspera, a CMC confirmou, em segunda votação, que concederá a Cidadania Honorária de Curitiba ao advogado Adriano Bretas (006.00003.2022). A homenagem é uma iniciativa do vereador Denian Couto (Pode), que destacou em plenário, no dia anterior, a presença de Bretas nos cursos superiores de Direito da capital e a atuação do advogado em grandes casos, como as delações premiadas realizadas no âmbito da Operação Lava Jato.

Adiamento

A pedido do autor, Dalton Borba (PDT), foi adiada por 35 sessões a votação em primeiro turno do projeto de lei que criaria um polo gastronômico no Boqueirão (005.00015.2020). Ao justificar a medida, que adiará para agosto a apreciação do projeto em plenário, Borba anunciou que irá se afastar da CMC nos próximos dias por motivos de saúde.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba