Pinhais recebeu encontro de discussão do Sistema Educacional da Rede de Proteção

COM ASSESSORIAS – O município de Pinhais recebeu na última quarta-feira (11), o evento SERP. PPE Proteção em Rede – O papel de cada um de nós na proteção de crianças e adolescentes, promovido pelo Núcleo Regional da Educação – Área Metropolitana Norte, da Secretaria Estadual de Educação e do Esporte do Paraná.
O encontro foi realizado das 9h às 16h, no Centro de Formação dos Profissionais da Educação (Cenforpe), e teve na pauta o fortalecimento da Rede de Proteção, a utilização do Sistema Serpe e o programa Presente na Escola. A iniciativa recebeu a presença de aproximadamente 150 pessoas, entre diretores, pedagogos das unidades de ensino da rede municipal e estadual de Campina Grande do Sul, Pinhais, Piraquara e Quatro Barras, além de conselheiros tutelares, representantes de equipamento públicos da áreas de Assistência Social, Saúde e Guarda Municipal das cidades participantes. A prefeita Rosa Maria e as secretarias municipais Andrea Franceschini (Educação) e Rosangela Batista Duarte (Assistência Social) também participaram da reunião.
O Sistema Educacional da Rede de Proteção (SERP) é o sistema para preenchimento e fluxo dos encaminhamentos previstos no Caderno do Programa de Combate ao Abandono Escolar (PCAE). O sistema substitui os anexos do Caderno, permitindo a tramitação dos casos de infrequência na Rede de Proteção de forma on-line, eliminando as fichas físicas. O Caderno do Programa de Combate ao Abandono Escolar é o documento orientador no combate ao abandono escolar e o SERP é o sistema para registro dos casos de infrequência. O encontro teve a proposta de discutir e debater alguns temas sobre o assunto e tratar da utilização do sistema de forma coordenada.
A prefeita Rosa Maria reforçou a importância da discussão do tema e do trabalho em rede para enfrentar e solucionar os casos. “Nosso município se alegra em contribuir com este momento porque é fundamental termos um olhar especial para o trabalho em rede. Não tem jeito de trabalharmos de forma isolada. No momento em que nos fortalecemos como Rede de Proteção, alcançaremos resultados melhores. Parabenizo a iniciativa do Núcleo Regional de Educação porque trabalhar desta forma, vamos atingir os problemas que existem e são comuns nos municípios. Desejo uma excelente discussão para que este encontro proporcione propostas interessantes para enfrentarmos os obstáculos”.