Grande Curitiba

Licitação do calçadão da Carlos Cavalcanti deve acontecer no fim do segundo semestre deste ano

O calçadão será da Praça Dr. Vicente Machado até o Terminal Rodoviário Central, o qual também está em fase de projeto de revitalização e ampliação
17 de maio de 2022 às 16:03
(Imagem: Projeto SMPL)

COM ASSESSORIAS – A rua Carlos Cavalcanti concentra uma importante área comercial da cidade. Milhares de pessoas circulam na região diariamente, aumentando o potencial econômico do centro de Araucária. Pensando em fomentar ainda mais este comércio, a Prefeitura está projetando a implantação de um calçadão na localidade.

Trata-se de uma obra complexa que necessitará de empresa contratada via licitação para execução. As secretarias de Planejamento (SMPL), Obras (SMOP) e Urbanismo (SMUR) estão realizando análises para as melhorias a serem implantadas na região. Ao término dessa etapa, será realizada audiência pública com a população para apresentação do projeto. Em seguida, o processo licitatório será aberto, o que deve acontecer até o fim deste ano.

De acordo com a SMPL, a revitalização dessa área trará vitalidade econômica e social ao município. O calçadão será da Praça Dr. Vicente Machado até o Terminal Rodoviário Central, o qual também está em fase de projeto de revitalização e ampliação.

No calçadão, como o próprio nome indica, a valorização será do pedestre, porém haverá espaço para trânsito lento na via. Uma das atuais calçadas será alargada para permitir maior fluidez dos pedestres.

Segundo a SMPL, o espaço em que os veículos irão trafegar receberá revestimento em piso cimentício com agregados minerais, em placas pré moldadas vibroprensadas. Haverá a implantação de bancos e floreiras complementando a intervenção na via e, ainda, está sendo estudada se a fiação elétrica será aérea (externa) ou enterrada.

OUTRAS INTERVENÇÕES

Para a execução de uma obra deste porte, demais intervenções na região precisarão ser feitas. Vias paralelas receberão o itinerário dos ônibus e poderão mudar de sentido. Porém, todo o planejamento estratégico está sendo feito de modo que o tráfego de veículos e de pessoas não seja prejudicado.