Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária de Campo Largo chama população para participar do Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos

COM ASSESSORIAS – A participação envolve dados de todos os bairros do município, como sobre a limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos de toda a cidade, com especificações por bairro, por rua/logradouro, frequência da coleta de resíduos realizada pela Administração Pública, sobre o programa da coleta seletiva, separação dos recicláveis, destino dos materiais, como separar adequadamente os resíduos residenciais e empresariais, como é realizado o descarte correto de resíduos orgânicos, sobre acesso às informações e outras categorias que traçam um perfil da população e como são realizados, hoje, os descartes.
O Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos tem o objetivo de trazer uma visão sistêmica na gestão dos resíduos sólidos urbanos, levando em consideração as variáveis ambientais, sociais, culturais, econômicas, tecnológicas e de saúde pública.
OBJETIVO GERAL – O PMGIRS (Plano) compreende as áreas urbanas e rurais, os núcleos carentes ou excluídos e as comunidades tradicionais, incorporando aos programas e ações a participação de Associações de Catadores como preconiza a Lei Federal nº 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos – e Decreto nº 10.936/2022, integrando o PMGIRS ao Plano Municipal de Saneamento Básico – Lei nº 14.026/2020, Decreto nº 11.030/2022, ao Plano Estadual de Resíduos Sólidos – Lei nº 20.607/2021, ao Plano Nacional de Mudanças Climáticas – PNMC, ao Plano Plurianual, à Lei de Diretrizes Orçamentárias, à legislação ambiental, de saúde e de educação ambiental, dentre outros instrumentos legais preconizados.
Cabe destacar que a estratégia de integração dos serviços públicos de manejo de resíduos sólidos objetiva, através de uma gestão eficiente, viabilizar serviços de qualidade a custos reduzidos e maiores condições de sustentabilidade. O PMGIRS será o instrumento de viabilização para universalização da prestação desse serviço no município. Desta forma, atenderá às exigências estabelecidas na Política Nacional de Resíduos Sólidos.
A participação popular é necessária e conduzirá as ações públicas planejadas por toda a rede de atuação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agropecuária.
O link para participar AQUI