Agentes de combate a endemias irão reforçar ações de prevenção à dengue

COM ASSESSORIAS – Uma equipe composta por 10 agentes de combate a endemias vai participar de um trabalho especial denominado “Reconhecimento Geográfico” no município de Araucária nos meses de agosto e setembro. O foco será no combate ao mosquito transmissor da dengue, o Aedes Aegypt. Essa ação será realizada sempre aos sábados com início no próximo dia 13 de agosto na região de abrangência da Unidade de Saúde do CSU.
O processo de reconhecimento geográfico está sendo realizado em virtude da epidemia de dengue do Paraná e será realizado nos próximos meses por marcarem o início do novo ciclo epidemiológico. Essa atividade é essencial para o planejamento e a programação das operações de campo e controle de vetores. A finalidade é identificar locais estratégicos, orientar a população e, principalmente, mapear os imóveis comerciais e residenciais que sejam potenciais focos de criadouros de mosquitos, como terrenos baldios com acúmulo de lixo, construções abandonadas, acúmulos de pneus. “Os vilões da dengue estão dentro das nossas casas, nos menores objetos, como garrafas e tampas de garrafas PET, vasos de plantas, calhas entupidas, pneus, mas também em caixas d’água, galões e materiais jogados na rua que acumulem água”, destacam dos profissionais da Secretaria de Saúde.
A Saúde alerta ainda que, em virtude das mudanças climáticas e da adaptação do mosquito a vida urbana, a região metropolitana de Curitiba está em estado de atenção para a dengue, ou seja, existe a probabilidade do aumento do número de casos já no início da primavera. Portanto, pede que a população faça a sua parte e colabore com as medidas de prevenção e orientação das equipes de saúde.
O trabalho será realizado conforme tabela abaixo:
Área Abrangência / Data
UBS CSU / Sábado (13/08) das 8h às 17h
UBS CSA / Sábado (20/08) das 8h às 17h
UBS Santa Mônica / Sábado (27/08) das 8h às 17h / Sábado (03/09) das 8h às 17h
UBS Shangrilá / Sábado (10/09) das 8h às 17h
UBS Tupy / Sábado (17/09) das 8h às 17h
As ações de reconhecimento geográfico nas demais áreas não citadas estão sendo realizadas de segunda a sexta-feira.
Novos equipamentos
A Secretaria Municipal de Saúde fez a entrega de tablets para os agentes de combate a endemias de Araucária com o objetivo de proporcionar mais agilidade ao trabalho e maior controle dos dados epidemiológicos. Agora, os agentes conseguem fazer a alimentação de dados no sistema de monitoramento direto pelo tablet e com isso ocorre a eliminação das fichas de papel que precisavam ser preenchidas a mão. “Assim sabemos em tempo real o que está acontecendo no campo e podemos aumentar a velocidade de resposta, com ações de vigilância ambiental imediatas. Ou seja, eliminação de retrabalho, resposta rápida e consequente melhor controle da dengue no município”, destaca a SMSA.