Araucária terá audiência pública sobre Família Acolhedora no dia 17/08

COM ASSESSORIAS – No próximo dia 17 de agosto, a Prefeitura de Araucária, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), realizará uma audiência pública para apresentar informações e esclarecer dúvidas sobre o Serviço Família Acolhedora. Trata-se de uma oportunidade de as famílias interessadas saberem os detalhes sobre como fazer parte desta ação tão importante para garantir direitos de crianças e adolescentes. O evento terá início às 19h e ocorrerá no Centro de Convivência (rua Nossa Senhora dos Remédios, 1073, Fazenda Velha – próximo ao CSU). Não é preciso realizar inscrição antecipada.
Segundo a SMAS, na programação da audiência estão previstas falas de representantes da Vara de Infância de Araucária, da Secretaria de Assistência Social e também da equipe diretamente responsável pelo Família Acolhedora. A audiência pública é aberta a qualquer pessoa interessada.
O Família Acolhedora tem por objetivo cadastrar e preparar as famílias da comunidade para acolherem, de maneira temporária, crianças/adolescentes de 0 a 18 anos, que foram afastadas da família de origem, por medida judicial, como medida de proteção contra situações de violações de direitos ou risco para sua integridade física ou psicológica.
A família cadastrada no serviço recebe além de capacitação, acompanhamento e orientação da equipe técnica psicossocial do serviço, além de um subsídio financeiro, nos termos da lei municipal nº 3235/2017. Entre os requisitos necessários para fazer parte do Família Acolhedora estão: ser maior de 18 anos (independente do estado civil); ser residente em Araucária há, pelo menos, um ano; não estar inscrito ou ter interesse em adoção; ter a concordância dos demais membros da família que vivem na mesma casa; participar das capacitações (inicial e continuada), bem como comparecer às reuniões e acatar as orientações da equipe técnica.