Jovens dos Cras de Pinhais participam de tarde de jogos em combate ao cyberbullying
COM ASSESSORIAS – Na última sexta-feira (26), o Centro da Juventude (CJ) recebeu jovens de todos os Cras de Pinhais para uma tarde de jogos contra o cyberbullying. A proposta da Secretaria de Assistência Social, em parceria com o mestre em informática, Ermelindo Schultz, foi de trabalhar o combate ao assédio virtual por meio de palestra e atividades práticas para a criação de um jogo para celular. A tarde de jogos contou com a presença da gerente de Transferência de Renda, Cadastro Único e Inclusão Social, Riceli Padilha, a pedagoga em Assistência Social, Gisele Pancote, o coordenador do CJ, Vilmar Rodrigues Jr, educadoras sociais e demais servidores.
Antes do início das atividades, Riceli Padilha agradeceu a presença dos jovens, que lotaram o auditório do CJ, e das equipes envolvidas na realização da proposta. Em seguida, a pedagoga Gisele Pancote reforçou os objetivos da atividade. “É uma temática de extremo valor que a gente precisa aprender e aprofundar, e a gente tendo o conhecimento sobre a temática, vai evitar que qualquer dano emocional ocorra com a gente e com as pessoas à nossa volta, então é fundamental envolvimento com essa atividade, e vocês estão de parabéns por estar aqui nesta tarde e principalmente levar esse conhecimento para aqueles que vocês conhecem, em casa, para os avós, pais, estendendo esse saber que é tão importante”, destacou a pedagoga.
Em parceria com a Prefeitura de Pinhais, o professor Ermelindo Schultz apresentou no evento uma palestra sobre jogos virtuais, promovendo a interação entre os jovens dos quatro Cras reunidos. Após a exposição, os adolescentes foram para as atividades práticas na quadra do CJ. “Faremos uma série de ações criativas, cujo objetivo é criar um muro de hip hop. Dentro desse escopo de ações, a gente faz algumas atividades pontuais abordando tecnologia, design, educação e computação. Nesta ação de hoje [26/8], vamos prototipar um jogo contra o cyberbullying, com várias atividades de teatro, design, para chegar lá no protótipo, que nossa esperança, no futuro, alguma entidade possa assumir e construir efetivamente um desses jogos criados por eles”, explicou Schultz.
A jovem Maria Clara de Azevedo, 14 anos, é participante das atividades do Cras Leste e reforça o grupo cada vez mais amplo de jovens conscientes sobre os problemas de assédio virtual. “Acredito que muitos adolescentes já passaram por isso antes mas não podiam contar, tinham que ficar calados, muitas vezes a gente recebe ameaças se a gente fala alguma coisa, iam fazer algumas coisas com os nossos pais, ou com a gente mesmo, com a nossa imagem. É importante saber como se defender, a gente tem que denunciar, tem que bloquear a pessoa, não ter medo, então acho importante muita gente saber como se proteger, essa atividade é boa também para a nossa saúde mental”, comentou.
Serviço
O Centro da Juventude atende moradores de Pinhais por meio dos serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social. Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 21h. Telefone WhatsApp: (41) 99237-4054. Endereço: Rua Ataulfo Alves, 49, bairro Maria Antonieta.