Setembro Amarelo: São José dos Pinhais mobiliza campanha para a prevenção ao suicídio
COM ASSESSORIAS – A Secretaria de Saúde, por meio do Comitê Municipal de Saúde Mental está mobilizada para a campanha do Setembro Amarelo, com estrutura e ações voltadas a prevenção ao suicídio.
O Setembro Amarelo foi iniciado em 2015 no Brasil com iniciativas da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e do Conselho Federal de Medicina, que visam conscientizar as pessoas sobre o suicídio, bem como evitar o seu acontecimento. O mês de setembro foi escolhido para a campanha, pois desde 2003, o dia 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio.
O suicídio é reconhecido como um grave problema de saúde pública pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Trata-se de um fenômeno que envolve fatores sociais, emocionais e biológicos, que pode ocorrer em todas as faixas etárias, etnias e níveis socioeconômicos. Geralmente apresenta um sofrimento psíquico intenso e contínuo que vai desde pensamentos de morte, ideação e planejamento, até o suicídio.
Estudos mostram que muitas mortes por suicídio podem ser evitadas por ações preventivas e de tratamento efetivo. Segundo a OMS, o suicídio pode ser prevenido se houver atenção aos sinais ou se o pedido de ajuda for levado a sério.
Para tanto, as ações de prevenção ao suicídio são intensificadas neste mês, porém o município disponibiliza durante todo o ano, ampla estrutura de acolhimento e ajuda aos munícipes, como as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s), os Centros de Atenção / Apoio Psicossocial (CAPS) – Infantojuvenil, Transtornos Mentais, e Álcool e Drogas – todos com demanda espontânea, além da UPA Afonso Pena.
O Comitê Municipal de Saúde Mental está organizando um evento em prol da prevenção ao suicídio, alusivo ao Setembro Amarelo, que acontecerá no próximo dia 15, no Parque São José, será o “Festival da Vida” – uma ação intersetorial com a participação de diversas secretarias municipais.
Onde encontrar ajuda?
- UBS
Procure a Unidade de Saúde mais próxima da sua casa.
- CAPS Infantojuvenil
Rua Cel. Luiz Victorino Ordine, 1586
Telefone: (41) 3282-9376
- CAPS II
Rua Quirino Zagonel, 225/237
Telefone: (41) 98788-2804
- CAPS Ad
Rua General Catão Mena Barreto Monclaro, 926
Telefone: (41) 3398-2764 / 3382-5471
- UPA Afonso Pena
Rua Francisca de Souza Cortês, 460