Prefeitura adquire equipamento de ultrassom para o atendimento às gestantes
COM ASSESSORIAS – A prefeitura de Rio Branco do Sul entregou nesta semana à saúde do município um equipamento Ecográfico Eletrônico (Ultrassom), para ampliar a qualidade dos serviços de pré-natal.
O equipamento modelo Vinno X2 no valor de R$ 81.100,00 (oitenta e um mil e cem reais) foi recebido por meio de incentivo financeiro estadual e entregue pela prefeita Karime Fayad, na UBS Vila Velha, na presença da secretária Nice Lara, equipe da atenção básica e da coordenação do Hospital Municipal.
“Hoje é um dia muito especial em que entregamos um aparelho, que a nossa saúde nunca teve. Esse é resultado do compromisso da gestão para oferecer mais conforto às gestantes, que necessitam desse carinho e cuidado, não precisando mais se deslocar mais para outros municípios para realizar o exame”, destacou a prefeita Karime.
O aparelho instalado na referida UBS é essencial para a realização do acompanhamento da gestação. Será utilizado para avaliar principalmente a formação e o desenvolvimento do bebê em suas diferentes fases. Vai favorecer mais de 70 grávidas do município com três ecografias semestrais, como a Evelin Aparecida Oliveira, com 36 semanas, que fez o primeiro exame da gestação do filho Lucas Gabriel, presenciado pela prefeita e a secretária de saúde Nice Lara.
“Fico muito feliz em prestigiar este momento importante para as mães rio-branquenses. Pela primeira vez Rio Branco do Sul recebe um equipamento como esse, para qualificar o atendimento materno-infantil”, declarou a secretária Nice.
O EQUIPAMENTO DE ULTRASSOM
O Ecógrafo Eletrônico (Ultrassom) Vinno X2, foi previsto e adquirido com recursos das resoluções nº 768/2019 e nº 1010/2021, que dispõem sobre o repasse financeiro e habilitação dos municípios a pleitearem a adesão nos Programas Estratégicos da SESA/PR.
Esse equipamento conta com uma plataforma, Monitor LED de 21,5″ de alta resolução ajustável e painel touch screen de 10” permite menos teclas físicas, tornando prático e rápido o acesso aos parâmetros. Será disponível na Unidade Básica de Saúde da Vila Velha e é destinado para qualificar a Atenção Primária com viés no aprimoramento da Rede Materno-Infantil no município.