Grande Curitiba

PROCON ALERTA: Petshops e agropecuárias devem suspender imediatamente venda de produtos da Bassar Pet Food e da Petz

O Procon recomentou a suspensão imediata da venda dos produtos alimentícios da Bassar Pet Food e o alimento "Snack cuidado oral hálito fresco" da marca Petz
12 de setembro de 2022 às 15:44
(Foto: Freepik)

COM ASSESSORIAS – O Procon de Araucária emitiu uma Recomendação Administrativa voltada à petshops, agropecuárias e comércio local que realize a venda de alimentos para animais. Tais locais devem suspender imediatamente a venda de todos os produtos alimentícios da empresa Bassar Pet Food e também o alimento “Snack cuidado oral hálito fresco” da marca Petz, até a conclusão de investigações que estão sendo conduzidas pela Polícia Civil de Minas Gerais.

O Procon recomenda que os produtos da marca Bassar Pet Food sejam devolvidos à empresa. Sobre o produto da Petz, os petshops e agropecuárias são recomendados a devolver o dinheiro aos consumidores que tenham comprado os snacks nos últimos 30 dias.

“O comércio local foi orientado a restituir os valores aos consumidores que compraram os alimentos provavelmente tóxicos. As empresas Bassar Pet Food e Petz deverão se manifestar ao Procon no prazo estabelecido, esclarecendo as medidas tomadas.”, explicou a diretora do Procon de Araucária, Sâmara Arruda.

Ainda, de acordo com ela, as lojas de Araucária já foram notificadas pelo Procon do município para manifestarem-se sobre as providências que estão sendo tomadas. As empresas Bassar Pet Food e Petz foram notificadas pelo Procon-PR.

A recomendação foi emitida tendo em vista que exames preliminares do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) apontaram indícios de que o propilenoglicol, insumo utilizado pelo setor industrial na fabricação de alimentos para humanos e animais, estaria contaminado com etilenoglicol, o que causou intoxicação e envenenamento de aproximadamente 40 animais no Brasil. Esses animais foram a óbito, havendo inclusive ocorrência de casos de intoxicação pelo alimento no município de Araucária.

“O importante é que esses produtos saiam de circulação e não causem danos à saúde dos animais de estimação do consumidor araucariense”, enfatizou Sâmara. Fornecedores ou consumidores que tenham qualquer dúvida sobre o assunto, podem ligar ao Procon de Araucária nos números 0800 643 2834 ou 41 3614-1786.