Grande Curitiba

Depois de 6 anos, desfile cívico volta a ser realizado em Rio Branco do Sul

13 de setembro de 2022 às 08:20
(Foto: Divulgação/PMRBS)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura Municipal resgatou a tradição de Desfile Cívico em Rio Branco do Sul. Após 6 anos sem as comemorações, centenas de rio-branquenses estavam eufóricos e foram às ruas na manhã de ontem (11/09) para prestigiar o desfile em comemoração ao Bicentenário da declaração da Independência do Brasil.

Realizado no centro da cidade, o evento contou com a participação de escolas municipais, estaduais e da educação especial, que com muita criatividade contaram a história do Brasil, do descobrimento até a redemocratização, as culturas, lutas e os povos. Teve ainda a participação de alunos do Projeto Socioesportivo Start, servidores municipais do Pólo Universitário UAB Profª Rosina Costa de Moraes, da Secretaria de Educação (SEMED), do Departamento de Cultura, CMAE Profª Virgínia Ferro Cruz, das Secretarias de Saúde, Agricultura, Meio Ambiente, frota da Administração desta gestão, Bombeiro Comunitário e Polícia Militar, que percorreram a Av. Derson Costa até a Rua Cel Carlos Pioli, em frente à Escola Municipal Prefeito Octávio Furquim. No local foi montado um palco para as autoridades, entre elas, representantes dos três poderes: a prefeita karime Fayad, o vereador Professor Du Bittencourt e a senhora juíza de Direito da Vara de família e Juizados Especiais, Sigret H. Raymundo de Camargo Vianna.

A fanfarra do município de Campina Grande do Sul abrilhantou o evento conduzindo a marcha com o Hino Nacional, da Independência e canções populares, que contagiaram o público presente. Teve também a participação da fanfarra municipal do Veteranos que tocavam nos anos 1970 e 80, pelo Colégio Manoel Borges de Macedo, e desfilaram com as bandeiras do Município, Paraná e Brasil e ainda, da Companhia de Dança Estância do Laço e da fanfarra Locomotiva, do Clube de Desbravadores Luzes da Esperança, da Igreja Adventista do Sétimo Dia.

O desfile teve início com oração conduzida pelo pastor Elisandro Costa, da Igreja da Restauração, que trouxe palavras de fé e de união. “Pedimos a Deus pela nossa amada Rio Branco do Sul, para que seja abençoada e conduzido os cidadãos desta cidade, de todos os credos”.

A prefeita Karime Fayad destacou em seu discurso a importância da data comparando a história do Brasil com a de Rio Branco do Sul, marcada por períodos de submissão e lutas pela independência. “A história do Brasil, é marcada por muito simbolismo. Até 1822 o país era colônia, submisso a Portugal. Com a independência proclamada, deixamos de ser colônia portuguesa e passamos a escrever a nossa própria história, marcando um novo tempo. Essa história se assemelha com Rio Branco do Sul, usado ao longo do tempo por maus políticos e que agora, começa a dar passos em direção ao progresso, com o nome limpo junto aos órgãos de justiça, sendo respeitado, resultado de um trabalho sério e comprometido da gestão e que já repercute em muitas melhorias, como recursos para a reforma do Hospital, pavimentação nos bairros, aquisição de ultrasson, caminhão para coleta seletiva, entrega da Unidade de Saúde da Santaria, entre outras conquistas, e muito mais está por vir. Rio Branco do Sul é terra de gente honesta, trabalhadora, acolhedora, capital dos minérios, nossa terra, um pedaço desse chão chamado Brasil”.

O vereador Professor Du falou da alegria falou da satisfação em participar do evento e prestigiar o retorno do desfile. “É com muita alegria que estou aqui hoje para comemorar a nossa independência, com a participação das escolas, resgatando a volta dos desfiles cívicos, que não aconteciam desde 2016. Tenho orgulho de fazer parte desse momento em que Rio Branco começa a caminhar em direção ao futuro, com ações e obras para o nosso povo”.

A juíza dra Sigret Viana igualmente ressaltou o contentamento em fazer parte do momento cívico. “É com imensa satisfação que participo desse desfile representando o Judiciário. Sinto-me honrada em fazer parte desta solenidade voltada ao resgate da nossa história, do amor à pátria e de confraternização entre os povos”.

O evento contou ainda com a presença de outras autoridades e convidados, entre eles: Vice-prefeito Airton Nodary, Delegado de Polícia Civi Cirineu Portes, 1º Sargento Aires da 3ª Cia do 22º BPM, Assistente de Município do Núcleo Regional de Educação Área Norte Elisangela Rodrigues Baido, Pastor Eloir dos Santos, vereadores Aroldo Ribas de Bonfim, Ana Flavia de Castro, Eliane Geffer, Cleverson Diká Nalífico, Miguelzinho Abrão, Joel Coutinho, Procurador do Município Alfredo Moreno, Secretário de Desenvolvimento Econômico Bruno de Oliveira Spelier, Secretária de Meio Ambiente Alessandra Clemente, Secretário de Agricultura, pecuária e Abastecimento Gailson Orlando Santos, Secretário de Obras Públicas Mauro Cesar Lesniowski, Secretária de Desenvolvimento Urbano Nadia Besciak, Secretária de Saúde Nice Lara, Secretário de Administração Paulo Henrique de Ataide, Secretária de Educação Sara Regina de Amorim, Assessor de Planejamento Alisson Ramos da Luz, Chefe de Gabinete Mara Dobrila, dra Nauf Abdala Fayad e dona Suzana Fayad e a Assessora de Gabinete Leila Betim.