Grande Curitiba

Rodrigo Marcial assume vaga durante licença de Indiara Barbosa

Primeiro suplente do Novo é advogado, economista, professor universitário e empresário.
14 de setembro de 2022 às 15:51
(Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) empossou, na sessão desta quarta-feira (14), o primeiro suplente do Novo, Rodrigo Marcial. Com 2.480 votos nas eleições de 2020, ele permanecerá como vereador da capital paranaense até o retorno da vereadora Indiara Barbosa (Novo), licenciada do mandato devido à gestação de alto risco.

Marcial foi convocado, nesta terça (13), após a consulta da Mesa Diretora à Procuradoria Jurídica (Projuris) da Casa, já que Barbosa ficará afastada por mais de 120 dias. A vereadora se licenciou no dia 1º de setembro e a recomendação, segundo o atestado médico, é de que ela permaneça em repouso domiciliar até o fim da gestação.

Portanto, os 120 dias, critério legal para a convocação, equivalem à soma dos períodos da licença inicialmente de saúde e, em seguida, da licença-maternidade. Segundo o artigo 23, parágrafo 1º, da Lei Orgânica de Curitiba (LOM): “O suplente será convocado nos casos de vaga [da cadeira], de investidura em função prevista neste artigo ou de licença superior a 120 dias”.

Rodrigo Marcial é formado nos cursos de Direito e Economia, professor universitário e empresário do ramo de saúde. Curitibano, o primeiro suplente do Novo tem 28 anos de idade e assume o mandato pela primeira vez.

A cerimônia contou com a entrega do diploma expedido pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) e da declaração de bens, seguida pela prestação do compromisso legal de vereador. No primeiro discurso da Tribuna Bento Munhoz da Rocha, depois de assinar o termo de posse, ele falou de suas bandeiras e se comprometeu a dar continuidade ao trabalho de Barbosa.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba