Grande Curitiba

Centro de Referência Maria da Penha promove a “Reunião ampliada de mulheres” para levar informação e combater a violência

Ação tem o objetivo de divulgar os serviços do equipamento público e abordar a Lei Maria da Penha
15 de setembro de 2022 às 16:38
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – O Centro de Referência Maria da Penha (CRMP), equipamento público vinculado à Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), tem promovido encontros denominados “Reunião ampliada de mulheres”. A iniciativa já foi realizada em três ocasiões em algumas escolas municipais e visa divulgar o trabalho e serviços do equipamento público e a Lei Maria da Penha, que tem o objetivo principal de estipular a punição adequada e coibir atos de violência contra mulheres. Embora a Lei exista há 16 anos, muitos desconhecem sua abrangência que envolve não apenas a violência física, mas também moral, psicológica, patrimonial e sexual.

Na noite de quarta-feira (14), a reunião foi realizada com os alunos das turmas da EJA (Educação de Jovens e Adultos), da Escola Antônio Andrade, do bairro Maria Antonieta. O encontro teve a presença de 100 pessoas, entre homens e mulheres. Os servidores do CRPM abordaram os assuntos e distribuíram materiais informativos aos participantes. As atividades contaram com a presença da prefeita Rosa Maria, da secretária de Educação, Andrea Franceschini, e da vereadora Jane Carteira.

Segundo a coordenadora do CRMP, Jocilene Queiroz Meyer, a ação trabalha com a proposta de difundir as informações e busca romper o ciclo de violência. Ela menciona que a intenção é divulgar que, em Pinhais, há um equipamento público que dá atendimento específico para casos de violência contra a mulher, além de acompanhar a situação e orientar. “O nosso objetivo com estes encontros é fazer com que as mulheres possam ter autonomia em suas vidas, este é o nosso intuito principal. Que elas entendam que são sujeitos de direito, que podem contar com o município e que podem romper com estes ciclos de violência”, explicou a coordenadora.

Ainda de acordo com Jocilene, a ação tem proporcionado resultados positivos, pois a abordagem gera sensibilização e várias mulheres acabam entrando em contato com o CRMP buscando atendimento. Ela menciona que se estuda realizar um projeto para disponibilizar um stand, que ficará em escolas e outros locais para divulgar os serviços do equipamento público que atua em Pinhais há pouco mais de um ano.

A proposta da reunião foi parabenizada pela prefeita Rosa Maria que agradeceu o trabalho da equipe do CRMP e frisou a participação de todas as pessoas neste enfrentamento contra a violência à mulher, afinal só assim construiremos uma sociedade melhor. “Que todos os homens e mulheres estejam unidos por esta causa. Não podemos ficar tranquilos sabendo que uma mulher está passando por algum tipo de situação de maus tratos. Em briga de homem e mulher se mete a colher, sim! A gente denuncia. Porque basta e não podemos conviver, tolerar e achar normal mulheres sendo violentadas ou mortas, causando um ciclo de sofrimento. Precisamos estar atentos e olhar para ajudar. Que possamos ter como tarefa de cidadãos cuidar um dos outros, em especial das mulheres, assim teremos um mundo melhor”, afirmou a prefeita.

Serviço

O Centro de Referência Maria da Penha (CRMP) é um espaço de acolhimento e atendimento humanizado, tem por objetivo prestar assistência integral a mulheres em situação de violência doméstica. O local fica na Rua 21 de Abril, 321, Centro e o contato pode ser feito pelo telefone (41) 99226-0692, que também funciona como WhatsApp e por e-mail: [email protected].