Grande Curitiba

Saúde anuncia eventos nas UBS ao longo do mês e mutirão de exames da Campanha Outubro Rosa no próximo sábado (08)

Campo Largo inicia ações especiais para as mulheres nesta semana, a fim de alertar a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama, além de convidar as campo-larguenses para o autocuidado. Avise as amigas, compartilhe as datas e participe
6 de outubro de 2022 às 12:54
(Foto: Ana Paula Martynyszyn)

COM ASSESSORIAS – No mês da conscientização do câncer de mama, a Secretaria Municipal da Saúde de Campo Largo, por meio da Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde, anuncia a programação da Campanha Outubro Rosa deste ano. De acordo com Danielle Fedalto, secretária da pasta, “o objetivo é alertar mulheres para a importância do diagnóstico precoce, bem como aumentar a oferta de exames e reforçar o autocuidado. Além de rodas de conversas e palestras sobre o tema, haverá o mutirão no próximo sábado, para intensificação da prevenção com oferta de exames. Estamos preparando ações que ajudam na sensibilização para o tema”, conta.

A pasta preparou essa programação para ampliar e fortalecer ainda mais a campanha deste ano, que serve para compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença. Foram convidadas 11 mulheres campo-larguenses que já passaram, ou estão passando, pelo tratamento de combate ao câncer de mama. Elas vão compartilhar suas experiências em eventos e peças publicitárias divulgadas na cidade ao longo do mês. Fica o convite para as mulheres usufruírem dos serviços preventivos e de acompanhamento que visam, sobretudo, a conscientização de toda a população quanto a importância do cuidado com a saúde das mulheres. Confira abaixo os eventos e datas:

Mutirões preventivos de exames – No próximo sábado, dia 08 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde terá uma campanha de coleta de exame citopatológico, o exame Papanicolau também conhecido como “preventivo”, em todas as UBS urbanas, das 8h às 16h, e nas UBS rurais, das 9h às 16h. Para participar é só ir até a unidade mais próxima.

Também acontece na mesma data um mutirão que já foi previamente agendado pela pasta. A Unidade da Mulher e da Criança terá um mutirão para inserção de DIU e para realização do exame de ecografia obstétrica. E a UBS Dante terá um mutirão para realização do exame de ecografia transvaginal.

Cafés nas UBS – Entre os dias 03 e 27 de outubro todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) urbanas de Campo Largo, e também as do interior, vão receber um evento chamado “Um simples café Um grande gesto”. A ação começou pela Unidade da Mulher e da Criança e tem a seguinte dinâmica: no dia marcado, em cada unidade, as participantes receberão orientações sobre a prevenção ao câncer em uma palestra com o tema “o controle de peso e a atividade física regular como medidas preventivas”. Também participam dessa ação as mulheres que fotografaram para a campanha publicitária. As UBS urbanas recebem o evento em dias alternados, sempre às 14h30. Já no interior será alternando as UBS, sendo uma pela manhã e outra à tarde. Veja as datas e participe do evento mais próximo:

03/10 – Unidade da Mulher e da Criança (13h30)

04/10 – Fazendinha (14h30)

05/10 – Itaboa (14h30)

06/10 – Ferraria (14h30)

10/10 – Rondinha (14h30)

11/10 – Bateias (14h30)

13/10 – Vila Glória

14/10 – Botiatuva (14h30)

17/10 – Cercadinho (14h30)

18/10 – Caratuva (14h30)

19/10 – Rivabem (14h30)

20/10 – São Silvestre (10h) e São Pedro (13h30)

21/10 – Dante (14h30)

24/10 – Guarany (14h30)

25/10 – Santa Cruz (10h) e Três Córregos (13h30)

26/10 – Itambezinho (14h30)

27/10 – Águas Claras (14h30)

A campanha – O Outubro Rosa é uma campanha internacional criada com a finalidade de sensibilizar a sociedade sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Este é o tipo de câncer que mais acomete as mulheres no país, atrás apenas dos tumores de pele não melanoma. Práticas saudáveis, autocuidado e diagnóstico precoce da doença são considerados os principais fatores para a recuperação da saúde e diminuição da mortalidade. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), o diagnóstico precoce aumenta em até 95% as chances de cura.