Águas do Rosário, Feira Afro e livro marcam Dia da Consciência Negra no domingo

COM ASSESSORIAS – O Dia da Consciência Negra, no próximo domingo (20/11), será celebrado com uma intensa programação religiosa no Largo da Ordem, um ciclo de debates e lançamento da versão impressa de um livro de História da população negra na capital, além de uma edição especial da Feira Afro (CIC), concluindo a série de atividades alusivas à data realizada ao longo deste mês.
As cerimônias religiosas incluem um culto interreligioso, uma missa e as bênçãos das Águas do Rosário, todos tendo como palco a Igreja do Rosário (cujo nome completo é Igreja do Rosário dos Pretos de São Benedito).
Bênção das águas
As Águas do Rosário serão comandadas pela mãe de santo Yà-Regiane e devem reunir dez sacerdotes de candomblé e umbanda, religiões de matriz africana.
A bênção à população, às 12h, será feita com água de cheiro abençoada por Oxum (orixá das águas doces), nas escadarias da Igreja, seguida de cortejo até o Memorial, onde apresentações de Corimbas (grupos de Umbanda) encerram a celebração, às 14h.
A programação foi feita em parceria com o Fórum Paranaense de Religiões de Matriz Africana.
Além do ritual afro-brasileiro, a Igreja do Rosário terá um culto inter-religioso às 10h e uma missa cristã às 11h. A tradicional feira de artesanato de todos os domingos no Largo da Ordem será realizada normalmente.
Presença negra
No mesmo Largo da Ordem, o Solar da Cultura é palco do Ciclo de Debates sobre a População Negra, durante o qual será lançada da versão impressa do livro A Presença Negra em Curitiba, da Fundação Cultural de Curitiba, entre 9h e 12h.
A obra traz histórias de diversos personagens e análises de especialistas em História negra, sete deles participarão dos debates no ciclo. O livro foi lançado apenas na versão digital durante pandemia de covid-19 (Clique aqui e saiba mais).
Feira
A Praça Zumbi dos Palmares, na CIC, por sua vez, recebe uma edição especial da tradicional Feira Africana, com feira de artesanato e uma série de apresentações culturais, entre 14h e 18h. (Veja programação abaixo.)
Zumbi dos Palmares
A data de 20 de novembro, Dia da Consciência Negra, tem como referência a morte, em 1695, de Zumbi dos Palmares, líder do Quilombo dos Palmares, marco da luta contra a escravidão e símbolo do movimento negro no Brasil.
Comemorações
As comemorações do Dia da Consciência Negra vêm sendo realizadas desde o início do mês e incluíram duas caravanas culturais (Santa Felicidade e Tatuquara), feira de artesanato no Memorial de Curitiba durante toda a semana, apresentações culturais diversas (como de Corimbas e artistas como Janine Mathias), Marcha do Orgulho Crespo, entre outras atividades.
A programação foi desenvolvida de forma multisetorial pelo município, com coordenação da Assessoria de Políticas de Igualdade Étnico-Racial e participação da Fundação Cultural de Curitiba, Secretaria Municipal da Educação, Instituto Municipal de Turismo e sociedade civil.