Grande Curitiba

Mesa Solidária fará almoço de Natal para população em vulnerabilidade neste sábado

22 de dezembro de 2022 às 12:52
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Neste sábado (24/12), véspera do Natal, haverá um almoço especial para as pessoas em situação de rua que frequentam o espaço do Mesa Solidária na Escola de Segurança Alimentar Patricia Casillo. Das 11h30 às 13h serão servidas 300 refeições para as pessoas que forem ao local.

A iniciativa é dos voluntários da Missão Koinonia em parceria com a família Casillo, que doaram alimentos e também farão o preparo e distribuição das refeições. Serão aproximadamente 25 pessoas que realizarão a ação.

O cardápio especial terá arroz a grega, farofa natalina, macarrão penne ao sugo, batata na serragem e frango ao molho de gengibre. Para acompanhar, será servido também refrigerantes e panetones como sobremesa.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Luiz Gusi, destacou a importância de levar dignidade à mesa das pessoas menos favorecidas em datas comemorativas. “É um dia em que as famílias se reúnem para celebrar e graças aos nossos parceiros poderemos disponibilizar esse momento sagrado para estas pessoas também”, justificou o secretário.

Além das refeições, haverá apresentações culturais com performances musicais de violino e handpan e apresentações de dança. AS performances artísticas são promovidas pela parceria entre a SMSAN e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar), que convidou alunos dos cursos de Belas Artes para as apresentações.

Mesa Solidária

O Mesa Solidária é uma ação conjunta de órgãos da Prefeitura, como Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Fundação de Ação Social (FAS) e Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, que cedem locais e apoio logístico, com entidades parceiras (instituições religiosas, ONGs e movimentos de ajuda às pessoas em situação de rua), que adquirem, preparam e servem os alimentos.

Hoje são três os espaços atendendo o Mesa Solidária: o Restaurante Popular da Praça Rui Barbosa (Centro), o Mesa Solidária Luz dos Pinhais, atrás da Catedral (Centro), e o novo ponto na Escola de Segurança Alimentar e Nutricional Patrícia Casillo, inaugurado em março deste ano no Viaduto do Capanema.