Grande Curitiba

AGRICULTURA: Números de 2022 mostram o importante apoio da Prefeitura aos pequenos produtores

O apoio ocorre da prestação de serviços nas propriedades rurais a questões burocráticas, mas necessárias, sobre a propriedade e produção
3 de janeiro de 2023 às 16:24
(Foto: João Aroldo Rocha)

COM ASSESSORIAS – Araucária se destaca por sua produção agrícola e o apoio da Prefeitura aos pequenos produtores tem sido importante ao longo dos últimos anos. Em 2022 não foi diferente. O apoio, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAG), ocorre da prestação de serviços nas propriedades rurais a questões burocráticas, mas necessárias, sobre a propriedade e produção.

Na Patrulha Rural, o apoio ocorre tanto com equipamentos de última geração  quanto com  profissionais e operadores qualificados que estão preparados para prestar todo atendimento no local, do plantio à colheita. Em 2022, 1.496 propriedades foram atendidas, com 6.667 horas trabalhadas.

O Caminhos do Agricultor, que proporciona ações de melhorias de estradas e de estrutura nas propriedades pensando no apoio à produção, em 2022, teve 525 propriedades contempladas. No Programa do Morango, 150 produtores estiveram envolvidas este ano. Já no apoio com calcário e forrageiras, foram 101 e 253 produtores beneficiados, respectivamente.

Dentro da área que atende a questões de animais de produção, a equipe da SMAG teve 986 atendimentos no ano. A vacinação de bovinos contra a Brucelose atingiu 243 animais e a vacinação de equinos contra a Raiva, Encefalomielite e Tétano superou 900 animais. Na piscicultura, além do apoio à produção, vale destacar a realização da Feira do Peixe Vivo, que comercializou 26 toneladas do produto direto à população em 2022. A secretaria também prestou apoio aos produtores que fornecem alimentos para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Em 2022, 31 produtores rurais atendidos e, estima-se, que a comercialização tenha movimentado cerca de R$1,2 milhão.

Quanto à segurança alimentar, a SMAG, por meio do Serviço de Inspeção Municipal (SIM/POA), realizou 180 inspeções e fiscalizações, além de visitas orientativas para acompanhamento da produção de ovos caipiras, embutidos coloniais, queijos artesanais e carnes. Também foi viabilizado, de forma pioneira, a regularização das agroindústrias familiares de pequeno porte do município, com suporte técnico, cursos e equipamentos.

NOVIDADES – A SMAG teve duas grandes novidades neste ano. A primeira foi a Feira de Sabores das Colônias, no Parque Cachoeira. O evento, que atraiu grande multidão no início de  dezembro, contou com mais de 85 expositores e comercializou aproximadamente R$ 2 milhões em produtos. A outra novidade foi o início do Projeto “Queijarias de Araucária”, voltado para dar suporte aos produtores na regularização da produção e venda de  queijos artesanais no município.

A produção na área rural também depende de ações mais burocráticas ao longo do ano. O município possui 1.812 cadastros de produtores (CAD/PRO) ativos. O apoio da SMAG também esteve na impressão de 26.696 notas fiscais, no cadastramento de 209 imóveis rurais (CCIR/INCRA – alteração e inclusão no sistema), nas 1.312 declarações do ITR 2022 e na emissão de 97 guias de transporte animal (GTA).