Conselho Municipal de Inovação elege diretoria para o biênio 2023/24

COM ASSESSORIAS – A nova diretoria do Conselho Municipal de Inovação, Ciência e Tecnologia para o biênio 2023/24 foi eleita na manhã desta quinta-feira (23/2), em reunião on-line.
A nova presidente do Conselho é a gerente do Setor Socioeconômico do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) Marcia Regina Krama, que sucede no cargo a presidente Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi.
“Vejo este momento do Conselho como uma oportunidade de trabalhar em conjunto para o amadurecimento do nosso ecossistema Vale do Pinhão, propondo ações e projetos que contribuam para o desenvolvimento econômico de Curitiba”, disse Márcia, ao assumir o novo cargo.
Também foram eleitos Walmor Cardoso Godoi, da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), como 1º vice-presidente; e Rodrigo Schmidt, da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio-PR), como 2º vice-presidente. Eles substituem Welinton Perdomo, do Sebrae- PR, e Ligia Alves da Costa Cardoso, da Universidade Positivo, respectivamente. César Martins Gonçalves Júnior, da Agência Curitiba, assume o cargo de secretário.
A presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, que ocupou a presidência do Conselho Municipal de Inovação nos últimos dois biênios (2021/22 e 2019/20) agradeceu pela confiança em seu trabalho à frente da instituição nos últimos quatro anos e a parceria dos vice-presidentes neste período.
“Parabenizo e desejo sucesso à nova diretoria. Fizemos importantes contribuições à cidade desde a criação do Conselho, após a aprovação da Lei Municipal de Inovação em 2018, como a participação na construção do decreto das leis das Antenas, em 2019; o plano de retomada econômica na pandemia da Covid19, em 2020, e as ações de aceleração econômica pós-pandemia”, ressaltou Cris Alessi.
Criado em 2019, conforme previsto na da Lei de Inovação de Curitiba (Lei Municipal nº 15.324/2018, sancionada pelo prefeito Rafael Greca no ano anterior, o conselho é formado por 12 membros com representantes do poder público, de universidades e do setor produtivo.
Conselho na prática
Entre as ações, foi por articulação do Conselho que Curitiba modernizou as leis que regulamentam a instalação de antenas de telefonia celular, que resultou no Decreto das Antenas, em 2019, que tornou mais ágil e menos burocrático o processo de instalação desses equipamentos, facilitando a implantação da tecnologia 5G.
Como resultados, Curitiba se tornou a primeira cidade do Brasil a testar a primeira luminária inteligentes com a antena 5G integrada. E, com a vanguarda para receber essa nova tecnologia, a cidade subiu para a terceira melhor colocação no ranking nacional Cidades Amigas do 5G.
O Conselho Municipal de Inovação também teve participação fundamental na articulação do Plano de Retomada Econômica, em 2020. O plano compilou uma série de ações da Prefeitura de Curitiba e seus parceiros para reduzir o impacto da pandemia, com medidas de apoio ao empresário, manutenção de investimentos privados, Fundo de Aval para empréstimo, incentivo às compras de pequenos comerciantes e capacitação e apoio para a transformação digital dos negócios.
O Vale do Pinhão
O Vale do Pinhão é um ecossistema de inovação, movimento criado pela Prefeitura de Curitiba, por meio da Agência Curitiba, para promover ações que contribuam para o desenvolvimento da capital como smart city (cidade inteligente), fortalecendo o ambiente de inovação por meio do empreendedorismo, economia criativa e tecnologia.
O ecossistema de inovação do Vale do Pinhão é composto por universidades, aceleradoras, incubadoras, fundos de investimento, centros de pesquisa e desenvolvimento, startups e movimentos culturais e criativos.