Grande Curitiba

Acolhimento: Assistência Social reúne instituições credenciadas para fortalecimento dos serviços

Primeiro Encontro com as Instituições Credenciadas foi promovido na última sexta (9), no Creas, entre as diversas entidades parceiras do município
13 de maio de 2025 às 10:04
(Foto: Divulgação/PMP)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), promoveu na última sexta-feira (9) o Primeiro Encontro com as Instituições Credenciadas. Realizado no Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), por meio do Departamento de Proteção Social Especial – Alta Complexidade, o evento cumpre o objetivo de fortalecer o Serviço de Acolhimento Institucional com as entidades parceiras do município.

Reunindo representantes das diversas organizações no Creas de Pinhais, o encontro aprofundou o fortalecimento da parceria já existente, a colaboração entre as instituições que recebem idosos, pessoas com deficiência, pessoas em situação de rua, crianças e adolescentes, mulheres vítimas de violência que encontram-se em medida de proteção e acolhimento institucional.

O momento propiciou socializar os desafios, compartilhamento de boas práticas, fortalecer laços, alinhar objetivos e promover a colaboração entre a parceria desenvolvida pelo município. Durante a ação, foi destacada a importância do suporte técnico e a fiscalização a essas instituições como um processo fundamental para garantir a qualidade dos serviços prestados e seu impacto direto às pessoas acolhidas.

A secretária de Assistência Social, Andrea Franceschini, parabenizou a iniciativa e agradeceu às instituições parceiras. “Se me fosse permitido dizer uma palavra para representar este momento, seria conhecimento: do serviço público, da legalidade, do que cada instituição que está aqui oferece, da sua especificidade, dos seus desafios. Eu diria também que esses desafios são os preconceitos estabelecidos, é a falta de conhecimento. E a minha palavra para vocês é gratidão, pelo trabalho que vocês desenvolvem, porque isso é um ato de amor, porque vocês vão acolher as pessoas nos momentos que elas mais precisam, com muita amorosidade, ética e profissionalismo, e a vida de uma instituição não é fácil. Para nós, vocês são essenciais”, declarou.

“Vocês sempre são o nosso socorro, para que nos acolham também no momento que buscamos atender esse munícipe e isso vem crescendo bastante. Como professora, eu diria que esse tipo de formação é a mais eficiente. Porque temos a possibilidade de trocar com o colega e aprendemos muito com o outro”, completou a secretária.